Prefeitura de PL fecha 2018 com conquistas

Ainda sob reflexo da crise financeira, o ano de 2018 foi desafiador para Pedro Leopoldo. A readequação tributária implementada na cidade permitiu à Administração contornar a queda da arrecadação registrada em 2017. No entanto, a irregularidade e falta de repasses do governo de Minas impôs um outro desafio à Administração, que teve de utilizar recursos próprios para cobrir os quase R$ 20 milhões que o estado deixou de repassar ao município e, assim, não prejudicar a população deixando de oferecer serviços básicos.

Ainda assim, a Administração conseguiu manter os salários e honrou com o pagamento do 13º dos servidores. Após conseguir a aprovação do Plano de Carreiras da Educação, que irá reconhecer as educadoras dos CEMAIs como professoras e estabelecer critérios mais apropriados para a progressão de carreira dos servidores da Educação, o Prefeito Cristiano Marião se comprometeu a apresentar, até o fim do segundo semestre de 2019, uma proposta para abrir as negociações para o pagamento dos dissídios e progressões atrasados.

Apesar dos desafios, o ano de 2018 teve um saldo considerado positivo pela Administração. Na luta conjunta de Pedro Leopoldo com outros municípios do Vetor Norte, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves manteve os voos comerciais que corriam o risco de serem direcionados para o Aeroporto da Pampulha. E a concorrência internacional para a privatização da MG-424, que previa a implantação de uma praça de pedágio entre PL e BH, foi suspensa por meio das liminares conseguidas através da Procuradoria Jurídica do município.

Na área da Educação, a Administração viabilizou a abertura de quase 400 vagas nos CEMAIs, com a adequação da escola integral em algumas instituições e a transferência do CEMAI Vó Nenzinha para um espaço mais amplo. No segundo semestre, foi inaugurado o primeiro Centro Especializado de Apoio à Inclusão da região. O espaço é destinado à melhoria do ensino e aprendizagem de crianças que requerem um acompanhamento especial.

Na Saúde, o destaque ficou por conta do Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira. A cidade recebeu o projeto pelo segundo ano consecutivo. Os atendimentos realizados pelos profissionais da FAB fizeram reduzir ainda mais as filas de espera por consultas especializadas. Outra conquista na área da saúde foi a sanção da Lei que regulamentou a profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Endemias.

Já na Segurança Pública, Pedro Leopoldo comemorou a redução de 40% dos crimes violentos, de acordo com levantamento da Polícia Militar. Com o oferecimento de treinamento, novos equipamentos de trabalho e veículos, a Guarda Civil Municipal também contribuiu para fortalecimento das ações de segurança no município e o aumento da sensação de segurança entre a população. Por meio de Lei sancionada pelo Prefeito, a Guarda deixou de ter natureza unicamente patrimonial, passando, de fato, a ser uma Guarda Civil Municipal.

O ano de 2018 foi marcante ainda para a área da Cultura e do Esporte. A Feira Agropecuária e o Encontro Nacional de Muladeiros retornaram ao Parque de Exposições, levando a família inteira para conferir as atividades ligadas ao campo. Na Praça da Estação, a Pista de Skate Plaza foi finalizada para a alegria dos jovens skatistas que aguardavam, há anos, um espaço para a prática esportiva.