Prefeito de Pedro Leopoldo afirma que 13º salário será pago na quinta-feira (20)

No início da tarde desta terça-feira (18), o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, anunciou aos servidores que o 13º salário do funcionalismo público municipal será pago integralmente na próxima quinta-feira (20). “Sabemos da importância desse dinheiro para as famílias e para o fomento do comércio e da economia local. Anuncio também, para aqueles que têm direito, que a recarga do vale alimentação foi antecipada para esta sexta-feira, para auxiliar nas festividades natalinas”, disse.

De acordo com o Prefeito, o pagamento só é possível devido às medidas de contingenciamento de gastos colocadas em prática desde  o início de 2017 e a adequação fiscal que entrou em vigor em 2018. “Sem essas medidas, a população e os servidores estariam em grande dificuldade e não conseguiríamos honrar com nossos compromissos”, frisou.

Ainda segundo Marião, a continuidade dos pagamentos dos servidores e do atendimento à população só será possível mediante a regularização dos repasses. “Chegamos ao limite com o confisco de recursos da cidade. Para os pagamentos de janeiro em diante, contamos com a responsabilidade do novo governador, pois sem a realização dos repasses, não conseguiremos cumprir com os compromissos da cidade”, finalizou.

De acordo com levantamento da Associação Mineira dos Municípios (AMM), o governo de Minas deixou de repassar a Pedro Leopoldo cerca de R$18,5 milhões. O recurso impacta, sobremaneira, as áreas da Saúde e da Educação. A dívida com as cidades mineiras já passa dos R$11 bilhões. O passivo reflete na folha de pagamento. De acordo com o levantamento da AMM, 80% dos municípios mineiros (cerca de 640 cidades) não conseguirão pagar a integralidade do 13º até o dia 20 de dezembro, como prevê a Lei.