Guarda Municipal é reestruturada; veículo é entregue à Defesa Civil

A Guarda Civil Municipal (GCM) vem passando por transformações desde 2017. Após a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a capacitação da Guarda junto à GCM de Contagem, os cursos de reciclagem, a aquisição de veículos e equipamentos de trabalho, a instituição contou com mais um momento marcante em sua história na última sexta-feira (19), quando o Prefeito Cristiano Marião assinou, em cerimônia na Praça da Prefeitura, o Projeto de Lei que reestrutura a instituição. Com isso, os guardas, que até então, de acordo com a Lei, desenvolviam um trabalho de proteção patrimonial,  passam a ser guardas civis municipais com efetivo poder de policiamento.

Por meio da reestruturação, os guardas municipais podem agora utilizar armamento para a garantia da segurança na cidade, desde que capacitados e em conformidade com a Lei Federal normativa. Os agentes de segurança, no entanto, já possuem capacitação para a utilizar armamento menos letal (armas de choque).

Responsável pela elaboração do Projeto de Lei que instituiu a GCM em 2005, quando ainda era vereador, o Prefeito Cristiano Marião falou sobre o processo de transformação e valorização da instituição. “As pessoas têm visto a evolução da Guarda nesse um ano e dez meses, têm visto como se tornou uma Guarda atuante, que tem o reconhecimento e a gratidão da sociedade pelo trabalho desenvolvido. Vocês, guardas municipais, com certeza, merecem esse crédito que a comunidade de Pedro Leopoldo está depositando em vocês”, disse.

A comandante da Guarda Municipal, Girlane Costa, agradeceu os esforços empreendidos pela Administração afim de melhorar as condições de trabalho e valorizar a Guarda. “Mudamos a nossa forma de atuar e nos apresentar para a sociedade e  hoje a GM é muito atuante, graças ao empenho do Prefeito e aos homens e mulheres que compõem esta instituição. Não posso deixar de agradecer também ao Coronel Alberto Luiz, que, desde que chegou, tem ombreado conosco afim de alcançarmos, dia após dia, o nosso crescimento profissional”, ressaltou.

A cerimônia contou com a presença e participação da Banda da Guarda Civil de Contagem, responsável pela execução do hino nacional brasileiro. Além da apresentação dos cães que passaram a atuar na segurança nas ruas, foi realizada a entrega de um veículo à Coordenadoria de Defesa Civil do Município e coletes para a equipe.