Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

Poder Executivo Municipal – Pedro Leopoldo/MG

Noticias

Sancionadas as Leis Delegadas da Reforma Administrativa

A Prefeitura de Pedro Leopoldo deu um importante passo rumo à modernização da gestão pública municipal. Foram sancionadas as Leis Delegadas que implementam a nova Reforma Administrativa proposta pela gestão do prefeito Emiliano Braga e do vice-prefeito Leozão. A iniciativa marca uma reorganização profunda na estrutura administrativa e introduz novos critérios para os cargos comissionados, promovendo mais eficiência, transparência e valorização do serviço público.

A Lei Delegada nº 1 trata da reestruturação organizacional da Prefeitura, que passou de 13 para 10 secretarias municipais, por meio da unificação de pastas com funções correlatas. A nova configuração visa otimizar os recursos públicos, facilitar a gestão e tornar os serviços mais ágeis e acessíveis à população. As secretarias passam a ser:

  • Secretaria de Governo
  • Secretaria de Gestão e Finanças – unificando Administração e Fazenda
  • Secretaria de Infraestrutura – unificando Obras e Planejamento Urbano
  • Secretaria de Bem-Estar – unificando Cultura e Esporte
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria de Segurança Pública
  • Secretaria de Desenvolvimento Social
  • Secretaria de Meio Ambiente
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Já a Lei Delegada nº 2 redefine a política de cargos comissionados, adotando o sistema de Direção, Coordenação e Assessoramento (DCA), inspirado no modelo adotado pelos governos Federal e Estadual. A metodologia por pontuação permite maior controle e adequação das funções, além de promover um ambiente de maior meritocracia e organização interna.

Além disso, o percentual de cargos comissionados em relação aos efetivos se mantém dentro da média praticada pelas cidades do Vetor Norte da Região Metropolitana, com um número total de servidores menor que a soma das cinco modalidades de vínculo público: efetivo, comissionado, contratado, temporário e por processo seletivo.

Com a nova estrutura em vigor, a Prefeitura de Pedro Leopoldo se prepara para os desafios das próximas décadas, fortalecendo a governança, aprimorando a gestão e garantindo maior eficiência na entrega de serviços à população. A reforma representa um marco na administração municipal, alinhando Pedro Leopoldo às melhores práticas de gestão pública no país.