Prefeitura realiza diversas ações de combate à dengue e pede colaboração da população
Este ano, até o dia 12 de fevereiro, Pedro Leopoldo possui 217 casos notificados de Dengue, apresentando um índice de infestação de Aedes aegypti de 3,0, o que caracteriza o município como médio risco para epidemia. O número é menor que o mesmo período do ano passado e isso se deve ao fato de a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Saúde, estar intensificando as ações no combate à dengue, com medidas estruturadas para garantir a saúde da população.
Através do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), equipes da Vigilância em Saúde estão realizando a identificação e controle de focos do mosquito transmissor da doença, além de ações preventivas da Secretaria de Obras como o recolhimento de entulhos, poda e capina em áreas públicas.
A conscientização também é uma prioridade. Panfletagens informativas estão sendo realizadas e salas de espera nas unidades de saúde estão sendo usadas para orientar os usuários sobre a importância de eliminar focos de mosquitos, estando a maioria deles dentro das residências. Agentes de endemias estão realizando visitas domiciliares para orientar a população sobre a necessidade de verificar a presença de água parada, local propício para a proliferação do mosquito.
Além disso, a Prefeitura realiza ações de bloqueio, com borrifação de inseticidas em alguns bairros da cidade onde há casos confirmados. Agora para ampliar o trabalho de combate à dengue, já estão disponíveis os testes rápidos para Dengue no P.A Central.
O prefeito Emiliano Braga destaca a importância do trabalho realizado pela administração municipal no combate à dengue e pede que a população colabore. “A Prefeitura está fazendo a sua parte e continuará se empenhando para eliminar os focos do mosquito, mas não podemos fazer isso sozinhos. A colaboração da população é fundamental. Precisamos que todos fiquem atentos, eliminem possíveis focos de água parada e sigam as orientações dos agentes de saúde,” pediu o prefeito.
Importante lembrar que os depósitos predominantes em Pedro Leopoldo são depósitos removíveis como vasos de planta, plantas aquáticas, bebedouros de animais e baldes, além de ralos, fontes, piscinas, lixo e pneus.