Prefeitura de Pedro Leopoldo promove o 3° mutirão de cirurgias de Cataratas

Cerca de 150 pessoas, no total, já realizaram o procedimento, desafogando a lista de espera

Uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último dia 29 de abril, o 3° mutirão de cirurgias Cataratas, em parceria com o Hospital e Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, atendendo cerca de 50 pacientes, nesta ação. A Prefeitura Municipal já promoveu outros três mutirões, totalizando cerca de 150 pessoas atendidas.

A Catarata é uma doença dos olhos em que a visão fica opaca, ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém, existem casos de Catarata Congênita ou provocada por fatores como exposição em exagero ao sol sem óculos apropriados.

Para a entrada na fila de cirurgia o paciente deve se consultar na sua Unidade Básica de Saúde mais próxima, com um Clínico Geral que realiza o encaminhamento para o Oftalmologista. Após a consulta, o paciente deve protocolar o pedido de cirurgia na Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o próximo mutirão está previsto para o mês de junho, com previsão de atendimento de um público de cerca de 50 pessoas, desafogando ainda mais a lista de espera.