Prefeitura de Pedro Leopoldo investe cada dia mais em projetos sociais

Além de auxílio-alimentação, oficinas de artesanato e esportes são oferecidos para a população

A realização de ações sociais são de suma importância para a redução da desigualdade social e promoção do desenvolvimento social e econômico de um município. Portanto, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, efetua diversas iniciativas a fim de assistir à população. Esportes gratuitos, doação de cestas básicas e oficinas de artesanato são alguns serviços prestados.

De janeiro a abril de 2023, mais de 1500 cestas básicas foram entregues pela Prefeitura. As doações são destinadas às pessoas cadastradas nos programas socioassistenciais do município.

Para ampliar os resultados das atividades, a Prefeitura realiza também o “CRAS Até Você”, projeto que vai até os lugares mais afastados dos equipamentos da Prefeitura, como as zonas rurais, e leva os serviços ofertados pela Secretaria, como auxílio-alimentação e atualização cadastral, por exemplo.

De acordo com Viviane Sena, Secretária de Desenvolvimento Social, o retorno da população tem sido positivo e ela se alegra por contribuir, a pedido da gestão, para qualidade de vida dos moradores. “O trabalho realizado pela Prefeitura através da nossa Secretaria é essencial e prioritário, pois por meio dele, levamos dignidade e oportunidades para pessoas menos favorecidas”, destacou.

Importante lembrar que a Secretaria de Desenvolvimento reativou e criou importantes Conselhos Municipais e que ainda presta relevantes serviços como disponibilização do vale-social, da carteirinha do autista e do auxílio-funeral, entre outros.

Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Em parceria com a Associação São Sebastião (ASSER), a Prefeitura de Pedro Leopoldo executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conjunto de ações realizadas em grupos, que tem como objetivo complementar o trabalho social realizado para as famílias. Exemplos destas atividades são as oficinas de artesanato, aulas de Muay Thai e ginástica. “Dentro dessa proposta é trabalhada a atração do usuário para os equipamentos municipais, para assim, aproximar as pessoas, além de fortalecer os vínculos entre famílias com o elo quebrado”, explicou a Secretária.

Segundo Luiz Carlos Júnior, coordenador geral das oficinas, as atividades têm tido um retorno bem positivo. “Já percebemos vários resultados, diversos adolescentes que eram escondidos nas suas conchas, hoje já se relacionam bem com as pessoas. Os pais dos alunos do Muay Thai estão vindo assistir às aulas e uns até começam a fazer também. Esse é o nosso objetivo e está sendo alcançado”, disse.

As aulas e oficinas são disponibilizadas para todas as idades. A intenção da Prefeitura de Pedro Leopoldo é trabalhar para todos.