Prefeitura se reúne com representantes de bares e restaurantes e pede retirada de mesas e cadeiras das ruas

O positivo encontro teve como objetivo organizar o uso dos espaços públicos, a fim de garantir a segurança dos clientes e transeuntes, sem prejudicar comerciantes e empresários

Promover a segurança da população e regularizar os espaços públicos, sem prejudicar comerciantes e empresários. Este é o planejamento da atual gestão, que começou a ser colocado em prática na tarde de segunda-feira, 16, durante uma reunião bastante proveitosa entre as Secretarias de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Segurança Pública, junto à Polícia Militar e representantes de bares e restaurantes.

O encontro, uma iniciativa da gestão, aconteceu na Prefeitura e, de lá, saíram boas sugestões e elogios à forma como tudo vem sendo tratado pela administração. A princípio, mesas e cadeiras na rua estão terminantemente proibidas. Com relação às calçadas, haverá uma flexibilidade para adaptação, mas esta questão também será regularizada. A poluição sonora por parte destes espaços também foi tema da reunião e será devidamente fiscalizada com equipamentos próprios de medição. Todos os presentes concordaram e se dispuseram a cooperar. “Uma reunião muito produtiva, a Prefeitura se colocou muito solícita e parceira dos bares no que tange à solução desses problemas com o menor impacto possível nos nossos negócios e gerando um clima favorável para a nossa cidade, para os motoristas e pedestres. Com isso, decidimos coletivamente dar sequências às adaptações. Parabéns ao executivo que se mostrou pronto para solucionar essas questões”, disse Flávio Lopes, proprietário do Adelso Buffet.

Já o proprietário do Bar do Léo, disse que vai adotar uma nova postura. “Eu era um dos que utilizava a rua colocando mesas e cadeiras. Então, pensando na segurança daqueles que frequentam o meu estabelecimento e pelas tratativas da reunião, iremos adotar novas medidas”, comentou Léo.

A Casa Orc também pretende mudar a dinâmica e reconhece a importância das mudanças. “Adaptações necessárias. Tivemos uma reunião incrível com a participação de todos e daqui em diante teremos mais tranquilidade para seguir com o nosso trabalho, com as proposições feitas pela Prefeitura”, disse Douglas Issa.

A Prefeitura junto, às secretarias e órgãos de segurança, vai realizar o trabalho necessário para a efetivação das novas medidas, dentre elas, a fiscalização. “Nossa função é, além de cumprir a lei, diminuir os riscos de acidentes e ampliar a segurança dos frequentadores dos bares. A gestão Eloisa e Ana Paula não quer causar nenhum problema para os proprietários, pelo contrário, vamos construir juntos esta organização do espaço, de maneira que a cidade fique bem cuidada, organizada e dentro da legalidade. Nada será feito de forma radical. Da mesma forma que a ocupação foi gradativa, a desocupação também será, pra não trazer prejuízos a ninguém. Mas vamos focar em fazer o que é certo e o que é bom para a sociedade como um todo. A reunião foi ótima e todos os presentes concordaram com as adaptações que visam, principalmente, a segurança da população”, concluiu Gerson Viana, Secretário de Planejamento Urbano.

Ações Imediatas

– Proibição de mesas e cadeiras nas ruas

– Controle da emissão sonora nos estabelecimentos

Janeiro e Fevereiro