Atual gestão amplia e traz diversas melhorias para o transporte escolar

Ampliação do número de alunos atendidos, acréscimo de rotas, adequação do número de passageiros para comportar somente pessoas sentadas e separação por faixa etária foram algumas das benfeitorias desta administração

A atual administração tem investido muito em educação, com valorização de professores, instalação do faceschool, merenda de qualidade, entrega de tablets, novos mobiliários, parquinhos, reforma de escolas, entrega de kits escolares, compra de uniformes para toda a rede, entre outras melhorias. Recentemente, a Prefeitura de Pedro Leopoldo realizou diversas mudanças positivas no sistema de transporte escolar do município. “O transporte escolar era um dos pontos que nós, quando assumimos, detectamos que necessitava de diversas intervenções para trazer mais comodidade e segurança para nossos alunos e famílias. E isso foi prioridade”, destacou a Prefeita Eloisa Helena.

Uma das principais mudanças no Transporte Escolar foi a separação por faixas etárias. Diminuiu-se exponencialmente o número de alunos de faixas etárias diferentes dentro do mesmo horário de transporte. Além disto, foi adequado o número de passageiros, acabando com a superlotação. “Hoje, os alunos do Ensino Infantil são transportados em horários exclusivos para eles, bem como os do Fundamental e do Médio, separando os alunos por faixa etária e escolar. No infantil, as rotas atendem com 100% de alunos sentados, o que não acontecia. Também houve a readequação de várias rotas, em especial as que atendem a região da Lagoa de Santo Antônio e zona rural, acabando com a superlotação de vários horários e trechos. Os veículos de transporte escolar transportam hoje número adequado de passageiros, sem excessos”, disse o responsável pelo setor, André Santos.

Ampliação do atendimento na Região Norte

Além disto, várias rotas foram ampliadas para que se atendesse um maior número de alunos, ampliando o número de beneficiados na região Norte da cidade. As escolas municipais Izabel Gomes e Tia Bendoca receberam acréscimo de atendimento, e todas as rotas noturnas passaram por revisão de trajeto, em especial as que atendem à região Norte, visando maior segurança e conforto ao aluno, ampliando o atendimento interno aos bairros Novo Campinho, Felipe Cláudio, Dom Camilo e região.
Houve a implementação do transporte escolar para o 6º horário na rede estadual de ensino e foram criadas rotas extras para esse atendimento. Em 2023, a confirmar-se o planejamento estadual, o serviço será ampliado também aos alunos do 2º ano do ensino médio.
Também vem sendo regularizadas ao longo do ano de 2022, todas as inscrições para uso do sistema de Transporte Escolar, com lançamento e atualização de informações no sistema de gerenciamento municipal. Hoje, o sistema registra 1300 alunos da rede municipal, e 1029 alunos da rede estadual, atendidos nos três turnos. O credenciamento dos usuários passou por revisão e adequação dos sistemas, sendo ferramenta fundamental para o adequado dimensionamento do sistema.