Inclusão Educacional é uma das prioridades da Prefeitura

Capacitação de profissionais da educação e implantação de salas de Atendimento Especializado são algumas das estratégias desta gestão para promover a Inclusão Educacional em Pedro Leopoldo

Uma das responsabilidades assumidas pela atual gestão do município é trabalhar a inclusão educacional. Pensando nisso, estão sendo implantadas, no sistema de ensino do município, Salas de Recursos Multifuncionais, onde são realizados atendimentos educacionais especializados. Esse espaço é destinado aos alunos da educação especial e inclusiva. Três salas do NAPE – Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante – já foram inauguradas por esta administração, nas escolas municipais José Elias da Costa (Neec), Izabel Gomes Teixeira e mais uma na Secretaria de Educação.

O ambiente conta com jogos pedagógicos, equipamentos de informática com plataformas interativas, materiais didáticos e mobiliários adaptados. Os professores das aulas especializadas e aulas regulares trabalham em parceria, pois as atividades oferecidas nas salas de recursos não substituem o ensino regular, mas capacitam os alunos a participarem das aulas diárias com mais facilidade. “A sala de recursos agregou bastante no desenvolvimento da minha filha, na parte motora e mental. É visível a evolução dela desde o dia em que começou a receber o atendimento especializado”, contou Marcilene Eugênia, mãe de aluna que faz uso do espaço no Neec.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, visa se tornar referência em inclusão educacional, e uma das formas de alcançar esse objetivo é ampliando os atendimentos especializados, implantando salas de recursos em mais escolas e capacitando os educadores do município a lecionarem para o grupo especial. Em vista disso, foi criada, em 2021 a “Semana da Inclusão”, que este mês, está em sua segunda edição. Para a Prefeita Eloisa Helena, o objetivo é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. “É através desta semana que o movimento por direitos cresce e é fortalecido. Por isso, é tão impostante que todos lutem juntos e busquem a conscientização da necessidade de recursos de apoio. Só assim é possível vencer as batalhas do cotidiano. Nossa gestão apoia, com muito carinho, toda iniciativa no sentido de combater a desinformação e o preconceito e, ainda, chamar a atenção para as reais necessidades destas pessoas. Promover inclusão e integração social é mais que um compromisso desta gestão, é uma questão de empatia e amor ao próximo!”, destacou.

Semana da Inclusão

Teve início, no dia 19 de setembro, no Sinticomex, a 2ª edição da Semana da Inclusão, que é realizada em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de Setembro. O projeto tem o objetivo de conscientizar profissionais da educação do município a respeito da educação especial e inclusiva. Além disso, está sendo realizada, nas Escolas Municipais e CEMAI´s, práticas pedagógicas para contemplar alunos que tenham alguma necessidade educacional específica. “Nós, gestores, nos preocupamos com as pessoas, e o objetivo deste projeto é valorizar as pessoas. Inclusão é um ato de amor ao próximo. Fico muito feliz e grata por termos a oportunidade de dar melhores condições ao público da educação especial e espero que esse seja só um capítulo de um projeto próspero”, reforçou a vice-prefeita Ana Paula Santos.

O evento conta com palestras de especialistas no tema, como psicólogos, médicos, educadores e, ainda, de pais, que compartilham suas experiências, orientando os profissionais do município sobre a melhor forma de lecionar para estas crianças.