Febre Maculosa

Entenda o que é, quais os sintomas, como se transmite, forma de prevenção e veja ainda os dados da doença em Pedro Leopoldo nos últimos anos

Febre maculosa

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda, de gravidade variável e se apresenta com altas taxas de letalidade. A doença pode ser transmitida aos seres humanos por meio da picada de carrapatos e pulgas infectados.

Transmissão

A transmissão ocorre quando um carrapato infectado fica aderido ao corpo da pessoa por um período de, no mínimo, 4 horas, ou pela picada de pulga infectada. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

No Brasil, um dos principais carrapatos envolvidos na transmissão da febre maculosa da bactéria R. rickettsii são carrapatos do gênero Amblyomma, que possuem ampla dispersão por todo o país e são popularmente conhecidos como “carrapato estrela” ou “carrapato-do-cavalo”. Cavalos, bois, cães e capivaras são os principais hospedeiros de carrapatos potencialmente infectados e reservatórios de Rickettsia.

Diagnóstico e tratamento

Febre Maculosa é uma doença infecciosa febril aguda que, se não for diagnosticada e/ou tratada a tempo, pode levar a pessoa a óbito. Por isso, É FUNDAMENTAL que o tratamento seja iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas.

Sintomas

Os principais sintomas da Febre Maculosa são: * Dor de cabeça e/ou Dores no corpo; * Febres e calafrios; * Mal estar; * Náuseas e vômitos; * Manchas ou Pontos avermelhados na pele, principalmente nas mãos e pés.

ATENÇÃO

Esses sintomas geralmente aparecem entre o 2º e o 14º dia após o contato com o carrapato. Por isso, se você frequentou locais como áreas rurais, parques, matas, rios e cachoeiras ou teve contato com animais silvestres ou domésticos ou tem história de picada de carrapato, PROCURE IMEDIATAMENTE A UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA!

PREVENÇÃO

– Sempre que possível, evitar frequentar ambientes propícios a infestações de carrapatos, como pastagens, matas, terrenos baldios, margem de lagoas.

– Ao adentrar em matas ou em ambientes sabidamente infestados por carrapatos:

* Use roupas claras e com mangas compridas para facilitar a visualização de carrapatos;

* Use calças compridas, inserindo a parte inferior por dentro de botas, preferencialmente de cano longo e vedadas com fita adesiva de dupla face;

* Examine o próprio corpo a cada duas horas a fim de verificar a presença de carrapatos.

*Quanto mais rápido os mesmos forem retirados menor a chance de infecção;

* Aplique carrapaticidas em cães e cavalos (caso os tenha), de acordo com as recomendações do(a) Médico(a) Veterinário(a);

* Mantenha os terrenos e gramados capinados rente ao solo, facilitando a penetração dos raios solares, cuja ação normalmente é fatal para os micuins (fase larval do carrapato estrela);

* Não esmague o carrapato com as unhas, pois o mesmo pode liberar as bactérias e infectar partes do corpo com lesões.

Notificações e óbitos Febre Maculosa Pedro Leopoldo

2017 – 2 casos notificados, 1 óbito

2018 – 6 casos notificados, 0 óbitos

2019 – 5 casos notificados, 0 óbitos

2020 – 2 casos notificados, 0 óbitos

2021 – 5 casos notificados, 2 óbitos

2022 (até 14/06) – 1 casos notificado, 0 óbitos