Balanço das Chuvas

Devido às chuvas que assolam o Estado de Minas Gerais, e consequentemente Pedro Leopoldo, o nível de chuva trouxe o aumento quantitativo do nível de água em rios e ribeirões do município.

Os bairros mais afetados pela situação presente são: Periquito, Horta Comunitária, Bairro Donato, São José, Santo Antônio da Barra, Garimpo, Ferreiras, Tapera, Santa Rita, Joana D’arc e Centro.

De todos os bairros citados, o conhecido como Horta Comunitária, pode ser considerado um dos mais afetados, pois foi necessário realizar a retirada de moradores que residem no local, sendo 20 pessoas, que estão abrigadas na Escola Municipal Santo Antônio da Barra, um abrigo temporário já estabelecido no Plano de Contingência do município realizado pela Defesa Civil, em vista do aumento do nível de água.

Outros bairros citados apresentaram transbordamentos dos ribeirões e rios, sendo: Bairro Periquito, Bairro Donato, Bairro São José, Parque Exposição e Centro, onde a Defesa Civil já compareceu orientando os moradores e acompanhando o nível da água.

Até o presente momento, os rios e ribeirões se encontram estáveis, mas *podendo ter alterações conforme o nível da chuva.

Defesa Civil, Secretaria de Obras, equipes de limpeza urbana, iluminação pública, Desenvolvimento Social, Segurança Pública e outros setores da Prefeitura estão totalmente dedicados aos trabalhos envolvendo as ocorrências, diuturnamente. Pontos de risco estão sendo constantemente monitorados.

Desenvolvimento Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Pedro Leopoldo foi acionada pela Defesa Civil em função das ocorrências das chuvas do final de semana para atender famílias em situação de vulnerabilidade, como forma de prevenção. A princípio não foi constatada nenhuma perda material significativa, e, por isto, não há, neste momento, necessidade de doações por parte da população. O Município conseguiu contornar a situação destas pessoas, oferecendo abrigo, banho, cobertas, colchões e alimentação. Agora o CRAS irá acompanhar as possíveis necessidades destas pessoas e disponibilizá-las de acordo com os benefícios socioassistenciais disponíveis na pasta. Lembramos que a Prefeitura criou emergencialmente o Plantão Social, que são números de telefone para que as famílias em vulnerabilidade que se encontram em situação de risco possam acionar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Havendo necessidade de doações o Município informará.

Reunião com o Estado

O Município de Pedro Leopoldo, através da Prefeita Eloisa Helena, participa nesta manhã de uma reunião com o Governo do Estado, com a presença do Governador Romeu Zema, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, além de outros chefes de executivo da região, com a pauta “Situação de Emergência” em função das chuvas intensas dos últimos dias. O encontro acontece no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. O objetivo é minimizar ao máximo as consequências das catástrofes naturais em estradas, rodovias e, sobretudo, para a população. Ações e planos de contingência para todo Estado, incluindo a região metropolitana, estão sendo discutidos.

Lagoa

Lamentavelmente uma pessoa veio a falecer nesta segunda-feira, após tentar atravessar a pé a lagoa de Lagoa de Santo Antônio. Cabe informar que a passagem no local foi interditada por tempo indeterminado pela Prefeitura, via TransPL, no dia 24 de novembro, devido à elevação do nível da água. À época a interdição foi feita com cavaletes e sinalização pertinente, de forma permanente, mas algumas pessoas chegaram a retirar os obstáculos, se arriscando na travessia, seja de carro ou a pé. A TransPL realiza a conferência da sinalização diariamente. A Prefeitura lamenta profundamente a ocorrência fatal e volta a pedir a colaboração das pessoas para que respeitem e não ultrapassem o local que está bloqueado. É pela sua própria segurança!