Eloisa e Ana Paula participam da Semana Lund 2021

A prefeita e a vice estiveram no Museu da PUC, em uma das ações da Semana Lund, que este ano comemora o 220° aniversário de Peter Lund

A Prefeitura de Pedro Leopoldo e a Prefeitura de Lagoa Santa, junto às suas respectivas Secretarias de Cultura, deram início às atividades para as comemorações do “220° Aniversário de Peter Wilhelm Lund”, que acontecem entre os dias 14 e 18 de junho. A semana está sendo marcada por uma série de eventos como lives e apresentações de vídeos culturais pelos canais oficiais das prefeituras.

Nesta terça-feira (15/06), a prefeita Eloisa, a vice Ana Paula Santos e a Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo, Patrícia Rafael, entregaram o Título de Cidadão Honorário ao professor Cástor Cartelle. A solenidade aconteceu no Museu de Ciência Naturais da PUC Minas, que contou ainda com participação do diretor do Museu, Bonifácio José Teixeira, e do Reitor do campus, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.

Cartelle é responsável pela notória visibilidade de Pedro Leopoldo ao incluir à Rota Lund, idealizada por ele, a Gruta do Baú e o Parque Estadual do Sumidouro. Além disso, Cartelle tem auxiliado o município com sugestões para criação de um espaço voltado para esta ciência, que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos, a partir dos seus fósseis.

A prefeita Eloisa Helena falou da emoção de visitar o museu. “É simplesmente um trabalho espetacular. Fiquei muito admirada e nada mais justo que estarmos aqui para entregar este título em forma de reconhecimento ao Sr. Cartelle”, destacou.

Emocionado, Cartelle relatou a importância da região para o mundo. “Tive a sorte de trabalhar com esta história tão bela e me dói isso ser tão pouco valorizado. Por esta razão, criei a Rota Lund e com isso podemos reviver um patrimônio da humanidade. Na Rota Lund temos as três catedrais do passado da nossa cidade, Pedro Leopoldo”, disse em tom de felicidade, após receber o título de cidadão honorário do município.

A vice-prefeita, Ana Paula Santos, agradeceu e também destacou a importância do trabalho do professor. “Esse título é uma forma do município agradecer ao Sr. Cartelle por tudo que contribuiu com a gente, enriquecendo nossa história, cultura e conhecimento. Nós que moramos em Pedro Leopoldo, às vezes, nem temos tanto conhecimento de tanta riqueza que nossa terra tem. Através do Sr. Cartelle, tivemos a oportunidade de ter conhecido várias”, diz.

A Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo, Patrícia Rafael, falou da satisfação que é festejar este momento com a cidade e outros municípios. “Pedro Leopoldo é uma cidade privilegiada. Desta forma, com muita orgulho e em parceria com as cidades do nosso entorno, festejamos o nascimento do naturalista dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, que escolheu nossa região para viver e levar suas descobertas daqui para o mundo. É muito gratificante”, observou.

A programação completa da Semana Lund 2021 pode ser visualizada no site https://pedroleopoldo.mg.gov.br/?p=16909. Todo o material está disponível no site e, ainda, na página do YouTube da Prefeitura de Lagoa Santa e nas redes sociais @prefeituradepedroleopoldo.