PL poderá ter trem de passageiros

O Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, esteve no Plenário da Câmara na reunião desta segunda-feira, 09, para abordar a busca da atual administração pela implantação de transporte de trem de passageiros entre PL e BH. Na ocasião o Chefe do Executivo falou da relevância da iniciativa que contempla a assinatura do acordo de cooperação técnica firmado entre a entidade e o Município de Pedro Leopoldo para desenvolver estudos para reativação da linha férrea de passageiros na cidade. “Assinamos esse convênio com o principal objetivo de que a cidade não tenha apenas a opção do transporte rodoviário para se deslocar para Belo Horizonte”, destacou Marião.

Recentemente o Prefeito de Pedro Leopoldo se reuniu na sede da ANPTrilhos, em Brasília (DF), com o Deputado Federal Diego Andrade (PSD/MG), o então Secretário de Administração de Pedro Leopoldo, Evandro de Sousa, o Superintendente da CBTU Belo Horizonte, Miguel Marques, a Presidente da ANPTrilhos, Joubert Flores e a Diretora Executiva da Associação, Roberta Marchesi. Durante o encontro, os executivos conversaram sobre o desenvolvimento do transporte ferroviário de passageiros em Minas Gerais.

O empenho da administração se justifica, sobretudo, no evidente aumento populacional no município, que vem provocando um desequilibro em diversos setores, especialmente na mobilidade urbana, o que torna necessário o desenvolvimento de políticas em busca de solução.

De acordo com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais DEER/MG – estima-se que 7.200 usuários utilizam o transporte coletivo intermunicipal de Pedro Leopoldo, sendo a maioria destes, com destino à capital mineira.