Audiência Pública da Petrocity lota Auditório do Lanagro

O Auditório do Lanagro ficou lotado na noite desta terça-feira, 12, para a realização da Audiência Pública sobre a Petrocity, realizada pela Câmara Municipal de Pedro Leopoldo. Representantes de diversas entidades, associações, comerciantes, empresários, sociedade civil e autoridades políticas do executivo e legislativo de Pedro Leopoldo e cidades vizinhas compareceram ao evento que teve a participação de cerca de 400 pessoas recepcionadas pelos anfitriões do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Paulinho da Farmácia e o prefeito de PL, Cristiano Marião. Durante a audiência foram esclarecidas as novidades e atualizações sobre a instalação, não apenas do porto, mas também do processo para a construção da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo, para ligar Sete Lagos (MG) a Urussuquara. Somente a Estrada de Ferro Minas – Espírito Santo deve gerar mais de quatro mil empregos ao longo do trajeto.

O Presidente da Petrocity Portos, José Roberto Barbosa, que esteve recentemente no gabinete do Prefeito Cristiano Marião para tratar do assunto, detalhou o projeto da maior plataforma logística do país para os presentes, reforçando a grandeza do empreendimento de mais de 14 bilhões de reais. José Roberto destacou os benefícios que o projeto trará para Pedro Leopoldo e região, incluindo a parceria com o empresariado local para as obras das Unidades de Transbordo e Armazenagem de Carga, a capacitação profissional de jovens já no próximo ano e a inserção de cimento como uma das principais cargas a ser transportada.

O Prefeito Cristiano Marião abriu a solenidade reforçando a grandeza do empreendimento e seu potencial para alavancar novamente a economia das cidades do Vetor Norte. “Este projeto é gigantesco e envolve porto, ferrovia e UTAC’s. Além de geração de empregos, capacitação para recolocação dos nossos jovens no mercado de trabalho e utilização de produtos locais nas obras na região, peço ao José Roberto que inclua também a ligação da MG 424 à BR 040, algo que irá ampliar o leque de produção e escoamento da nossa cidade. Queremos fazer parte desse desenvolvimento. Sabemos que o que estamos plantando hoje, pode ser colhido por outra gestão, mas isso não importa. O que importa é que Pedro Leopoldo volte a crescer economicamente, beneficiando a todos os moradores. A semente está sendo plantada nesta administração e os frutos serão colhidos por todos os pedroleopoldenses”, concluiu.

O início da construção do porto, segundo a Petrocity, depende apenas da finalização do processo de licenciamento ambiental, que tramita no Instituto de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA).