Alimentação escolar de Pedro Leopoldo é avaliada como uma das melhores de Minas Gerais

Entre os dias 6 e 8 de agosto, a gestão do setor de merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação passou por uma avaliação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pela equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). Após toda inspeção, fiscalização e visitas in loco, o órgão avaliou o programa de alimentação escolar de Pedro Leopoldo como um dos melhores do Estado e ele será utilizado como modelo para outros municípios de Minas Gerais.

Em Pedro Leopoldo o CECANE da Universidade Federal de Viçosa atuou com um cronograma que incluiu visitas às instituições de ensino, análise de processos licitatórios e documentos fiscais e técnicos da área de nutrição. O Conselho de Alimentação Escolar da cidade também foi destacado como referência por sua atuação.

Em reunião na última quinta-feira, 8, as agentes do programa, a nutricionista Vanessa Rosa e a agrônoma Daniela Saraiva, confirmaram a aprovação do trabalho desenvolvido no município e ressaltaram que Pedro Leopoldo servirá de referência para os demais municípios do Estado de Minas Gerais. “Estamos muito satisfeitas com o grande cuidado da equipe de nutrição e de todo o trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Leopoldo. A articulação entre todos os setores da administração municipal fez com que esta cidade obtivesse um dos melhores resultados entre os municípios até então avaliados”, opinaram.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), desenvolve o projeto  CECANE – que visa o desenvolvimento de ações de apoio técnico de ensino, pesquisa e extensão, para a melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE).

A assessoria do órgão visita os municípios de todo o país com o intuito de apoiar tecnicamente a execução do PNAE. A seleção das cidades é feita pelo FNDE baseada em critérios técnicos. Pedro Leopoldo foi selecionado para receber a visita da equipe do CECANE UFV por se destacar como exemplo de gestão positiva na execução do programa de alimentação. “Foi bastante positivo ser destaque na avaliação realizada pelo programa. Nosso propósito é continuar trabalhando em prol dos alunos para melhor atendê-los, visando a alimentação saudável dentro das instituições e incentivá-los a sempre se alimentarem bem. A alimentação hoje passou a fazer parte da educação. Quando se ensina a comer bem, hábitos saudáveis são criados sem sofrimento”’, avaliou Kamila Bianca da Costa, nutricionista do Município.

Importante salientar que visando valorizar o fornecedor local, a Prefeitura adquire dos agricultores familiares os produtos para a merenda escolar das escolas públicas municipais.