Crianças e adolescentes recebem diploma do Proerd em Pedro Leopoldo

O Ceppel ficou lotado na noite da última quinta-feira, 27, para a formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência. No total, aproximadamente 900 alunos de quatorze escolas de Pedro Leopoldo receberam o Diploma de Conclusão do Curso. A solenidade de formatura realizada pela Polícia Militar contou com a presença de diversas autoridades, além de alunos e seus familiares. Este ano a iniciativa, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, teve como novidade a inclusão de alunos do 2º período infantil no projeto, totalizando 22 turmas formadas.

O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.

As aulas do Proerd são desenvolvidas em 10 encontros semanais, divididos em lições, em que o instrutor ministra as aulas devidamente fardado e se apoia em uma cartilha, que distribuída no primeiro encontro do policial com os alunos. Os encontros são dinâmicos e com a participação ativa dos estudantes, capacitando as crianças a se tornarem cada vez mais seguras e responsáveis. Durante as aulas, as crianças criam um vínculo com o seu Policial Proerd, criando uma amizade e aproximando os jovens e familiares da PMMG. “O sucesso do programa depende da participação da Escola, Família e da Polícia Militar, uma vez que durante as lições, são passadas algumas atividades para que os alunos realizem junto com os responsáveis. Adquirindo força durante o curso para se tornarem cada vez mais fortes e capazes de vencer as influências negativas da sociedade. A Formatura em Pedro Leopoldo foi muito bonita e esperamos que as orientações repassadas para estes jovens e crianças contribua para uma sociedade livre das drogas”, disse o soldado Edevanderson, instrutor e formador do Proerd.

Em Pedro Leopoldo foram formados alunos das escolas municipais Raimundo Salvador, Nhazinha Carvalho, Dr. Cristiano Otoni, José Elias da Costa, Izabel Gomes Teixeira, Santo Antônio da Barra, Pedro Leopoldo, Melo Viana e Tia Bendoca, além das estaduais São José, Vera Cruz de Minas, Romero Carvalho e Roberto Belisário e do Sesi. “A Prefeitura Municipal tem muito orgulho em apoiar este Programa que busca desenvolver nos jovens habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relativas às drogas e violência, que, infelizmente, são males tão presentes na atualidade. Como prefeito, fico muito feliz em criar condições para que o Proerd possa continuar tirando cada vez mais crianças e adolescentes deste mundo tão obscuro. Que os resultados sejam maiores, para que estes meninos e meninas tenham um belo futuro pela frente!”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

O curso teve duração de quatro meses, sendo encerrado no dia 14 de junho. Novas turmas serão abertas no próximo semestre, ainda sem data definida pela Polícia Militar para início das aulas.