Trans PL e Guarda Municipal estimulam consciência no trânsito em palestras nas escolas do município

De 17 a 25 de setembro é comemorado em todo o país a Semana Nacional do Trânsito. Em Pedro Leopoldo, o tema tem sido abordado nas escolas por meio de palestras conduzidas pelas agentes de trânsito da Trans PL e de segurança da Guarda Civil. A ação acontece dentro do projeto “Educação no Trânsito”.

Os alunos da Escola Municipal Pedro Leopoldo já foram visitados. A palestra será dada ainda em outras instituições, como a APAE, a Escola Municipal Roberto Belisário e a Escola Estadual Pedro Leopoldo (Fazenda Modelo).

De acordo com a Agente de Trânsito Ariane Freitas, vários são os assuntos abordados no bate-papo com os alunos. “A iniciativa visa a conscientização das crianças, que um dia serão condutores. Trabalhamos o respeito e a educação no trânsito, o uso do cinto de segurança, da faixa de pedestres, a segurança no volante sem o uso do celular”, conta.

Como aprender brincando é sempre mais divertido, os agentes de trânsito e de segurança promovem ainda um jogo da memória, para que as crianças conheçam e aprendam a respeitar as leis de trânsito.

Para o Secretário Municipal de Segurança, o trabalho é fundamental, uma vez que a criança e o adolescentes são “os maiores porta-vozes” do que é aprendido em sala de aula. “Os estudantes, principalmente o menores, divulgam as boas ideias e práticas junto aos pais e responsáveis. Então, na medida em que promovemos a educação no trânsito, estamos formando cidadãos mais conscientes e transformando a sociedade hoje”, opina.