Representantes do Ministério da Agricultura apresentam projeto do Parque Tecnológico em PL

O primeiro Parque Tecnológico em Defesa Agropecuária será implantado no Lanagro. Iniciativa que traz inúmeros ganhos para o município tem o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

O representante do Ministério da Agricultura, André Duci,   esteve em Pedro Leopoldo nesta segunda-feira, 22, para apresentar o projeto de implantação do 1º Parque Tecnológico em Defesa Agropecuária do Brasil, no Lanagro. Acompanhado do Coordenador do Laboratório, Ricardo Aurélio, Duci esteve na Prefeitura Municipal e em seguida ambos participaram da 11ª reunião ordinária da Câmara Municipal, juntamente com o prefeito de PL, Cristiano Marião.

As atividades desenvolvidas no Parque estão todas relacionadas à Defesa Agropecuária, com destaque para a segurança alimentar, o controle de doenças dos animais, a sanidade vegetal e o controle de insumos utilizados na agropecuária. “O parque permite agregar inovação e desenvolvimento tecnológico aperfeiçoando métodos de análises com técnicas modernas e rápidas respostas às demandas. É uma conquista muito importante para o Lanagro por permitir constante troca de conhecimento e experiências no desempenho das atribuições legais. Agradeço ao Prefeito Cristiano Marião, que está conosco nesta empreitada, nos ajudando a trazer o Parque para a cidade”, disse Ricardo Aurélio.

A atual administração está empenhada na implantação do Parque. No início do mês o Prefeito Cristiano Marião fez questão de ir à Brasília para discutir com o Secretário do Ministério da Agricultura, Dr. Marcos Pontes, a concretização do projeto que irá alavancar o desenvolvimento da cidade. Após a conclusão da instalação do Parque Tecnológico em Pedro Leopoldo, o município irá se beneficiar de diversas formas, entre elas, geração de empregos e atrativo para novas empresas. “1/3 de todo o PIB brasileiro vem do agronegócio. Com a consolidação do projeto, diversas indústrias serão instaladas dentro do Parque, que promoverá, além do desenvolvimento local, a geração de emprego e a qualificação da mão de obra. É uma grande conquista para a cidade, pois permite que Pedro Leopoldo passe a ser um foco de grandes empresas e instituições públicas e privadas que agregam valor ao município”, destacou o Prefeito.

Segundo André Duci, o completo funcionamento do Parque Tecnológico em Pedro Leopoldo deve estar concluído em aproximadamente cinco anos. “Os estudos de viabilidade técnica para a produção de sementes e vacinas iniciarão após a articulação dos parceiros. A previsão é de três anos para a conclusão dos estudos”, informou.

Para a implantação do Parque em PL haverá recursos públicos e privados.