Turismo

Fazenda Vista Alegre – Turismo Rural pedagógico

A Fazenda Vista Alegre é um local especialmente preparado para receber grupos de crianças e jovens para uma vivência rural. Seus profissionais valorizam e instruem sobre a importância do campo, da natureza e da memória do homem do campo e seu modo de vida que fez parte da maioria da vida dos mineiros. As vivências aproximam e sensibilizam os participantes a buscarem uma maior harmonia com os animais e tudo que envolve o ambiente natural.

Endereço: Estrada do Urubu, s/n. 6Km do centro de Pedro Leopoldo.

Contato: (31) 3661-2396 / 99998-0785



Corporação Musical Cachoeira Grande

Com mais de 100 anos de existência, completados em 2012, a Corporação Musical Cachoeira Grande funciona à Rua São Paulo, 19, bairro Cachoeira. É composta por cerca de 30 componentes, sendo administrada pelo Presidente Pedro Celso da Silva, tendo como maestrina da orquestra Ana Carolina Malaquias e como maestro da Banda Civil Marcelo Minal.

Telefone: (31) 3662-3427

https://www.facebook.com/pages/Sede-da-Corporação-Musical-Cachoeira-Grande/258460990944424


EVENTOS CULTURAIS, TRADICIONAIS E TURÍSTICOS

Encontro de Folias de Reis (janeiro)

A celebração católica está associada à tradição natalina que diz que três reis magos do Oriente visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, após serem guiados por uma estrela. Os reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal. É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis. Em Pedro Leopoldo, no dia 06 de janeiro, é realizado tradicionalmente o Encontro de Folias.



Boi da Manta (fevereiro)
Uma das festas mais tradicionais da cidade, que completou 100 anos em 2019, o Boi da Manta agita a cidade de Pedro Leopoldo todos os anos entre o aniversário da cidade (27 de janeiro) e o primeiro dia de Carnaval, quando é realizado o enterro do boi. A folia, conduzida pelas Bandas dos Bois de cada bairro tradicional da cidade, leva milhares de pedroleopoldenses e turistas para as ruas da cidade.



Festival de Luz (abril)

O Festival é uma atividade promovida pela Fundação Cultural Chico Xavier na cidade de Pedro Leopoldo, sua terra natal, com o objetivo de divulgar e preservar a vida e obra do médium Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. O I Festival aconteceu em abril de 2016 tendo como tema central “Respeito pelas Diferenças”. Falar em Chico Xavier é falar em valores universais, como tolerância, amor, ética e generosidade.



Circuito Gastronômico (abril)

O Circuito Gastronômico acontece no mês de abril, sendo que em 2018 ocorreu durante o Festival de Luz Chico Xavier. Participam do Circuito os principais bares e restaurantes do município, que elaboram seus pratos sobre uma temática específica, que no ano de 2018 foram os ingredientes do prato preferido de Chico Xavier, frango e abobrinha.


Encontro Nacional de Muladeiros (abril)
Realizado no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, o Encontro Nacional de Muladeiros proporciona aos moradores de Pedro Leopoldo e turistas uma verdadeira imersão no universo rural. Além dos concursos, que reuniram centenas de animais de cinco estados brasileiros, o evento conta com exposições e shows sertanejos. O público aprovou a edição 2018 da festa, que não era promovida há cinco anos. Os organizadores calcularam que tenham passado pelo Parque de Exposições mais de 5 mil pessoas nos 3 dias de evento.



Pedro Leopoldo Rodeio Show (junho)
O Pedro Leopoldo Rodeio Show é considerado uma das maiores festas de peão do Brasil com montaria em touro, prova dos três tambores, além das atrações musicais dos grandes artistas da música sertaneja e popular brasileira no palco principal. O evento também conta com o palco Talentos da Terra, que são apresentações somente de artistas da região, valorizando os talentos locais.



Congresso Espírita de Pedro Leopoldo (julho)
O evento traz para Pedro Leopoldo alguns dos maiores nomes da doutrina espírita do país, tendo como destaques na edição de 2018 a pedroleopoldense Célia Diniz, idealizadora do evento, Haroldo Dutra, Richard Buono, Martinho Menezes, Geraldo Campetti, Eduardo Guimarães, Evandro Oliva e o médium Divaldo Franco, considerado o maior orador da doutrina espírita do mundo, que recebeu muitas homenagens de todos os presentes. Mais de 3 mil congressistas de diversos lugares do Brasil e do mundo participam de palestras, com a oportunidade de desfrutar o tempo livre realizando visitas aos Caminhos de Chico.



Festas do Rosário com Encontro de Congados (julho a outubro)

As Guardas do Congado são compostas especialmente pela população negra, sendo expressão cultural viva da formação histórica de grupos com estratégias de resistência e de luta contra a escravidão no período colonial em Minas Gerais.

As celebrações são caracterizadas pela participação popular e autonomia das comunidades que contam com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Pedro Leopoldo. Para tanto, durante todo o ano, arrecada-se verba dentre os próprios moradores das localidades. As procissões passam pelas ruas, pelas casas de alguns moradores, por algumas praças e pelas Igrejas das comunidades, recebendo como visitantes diversos moradores da cidade e turistas que buscam vivenciar a tradição e os costumes locais.

Cerva, Rango & Rock (Agosto)
Festival de cerveja de panela, promovido pelos promotores de cervejas e realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude de Pedro Leopoldo. Acontece em um ambiente descontraído, possui várias atrações como apresentações de bandas locais, gastronomia e o artesanato local. O festival tem como objetivo estimular a união entre os cervejeiros da região.



Sumidouro em Cena (agosto)

É um evento cultural e artístico, realizado na região do Parque do Sumidouro, com uma programação bastante diversificada que vai desde shows musicais até oficinas de artes. Todas as atividades são voltadas para o público infantil e adulto.

Feira Agropecuária (setembro)
Realizada no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, a Feira Agropecuária é uma velha tradição pedroleopoldense que não era realizada há 14 anos quando foi criado o Pedro Leopoldo Rodeio Show. No entanto, em 2018 a tradição retorna com força total, com o envolvimento dos principais produtores e criadores da região e muita diversão para todos os gostos.



Feira de Comidas Típicas, Arte e Artesanato de Pedro Leopoldo (1º e 3º domingo)

A Feira é um evento que ocorre normalmente aos domingos, em período quinzenal, que proporciona á comunidade e aos turistas um local de descontração e lazer com amigos e família. Possui uma grande variedade de artesanato local, além de comidas típicas da cidade em um espaço de lazer com brinquedos para as crianças, shows, cerveja artesanal e outras atrações.



TURISMO RECEPTIVO

Turismo Inteligente (Turismo Receptivo – Caminhos de Chico)
R. Salgado Filho, 51
Contato: (31) 3660-4544 / 99128-4907
contato@turismointeligente.tur.br




Rupestre da Lapa Aventuras (Ecoturismo e Turismo de Aventura)

Endereço: R. São Vicente, 25 – Fidalgo
Telefone: (31) 99807-8392
Distância: 15 km

@AbrigoRupestreDaLapa



TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS
Familly Transporte e Turismo

Telefones: (31) 3661-2838 / 98699-2529 / 98699-2540