Turismo

ATRATIVOS TURÍSTICOS

PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS LIGADOS A HISTÓRIA DE CHICO XAVIER EM PEDRO LEOPOLDO

 

Caminhos do Chico

Os “Caminhos do Chico” foi instituído no dia 2 de julho de 2005, objetivando recuperar, preservar e divulgar os locais historicamente mais significativos na vida de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, sua terra natal. Para conhecer os “Caminhos de Chico” deve-se procurar a sede da Fundação Cultural Chico Xavier localizada na Fazenda Modelo, Endereço: Av. Rômulo Joviano no bairro de Santo Antônio da Barra, a Casa de Chico Xavier, rua Pedro José da Silva, 67  B – Centro ou uma das agências de receptivo do município de Pedro Leopoldo.

A Fundação Cultural Chico Xavier é uma organização da sociedade civil, constituída em 01 de julho de 2005, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, com sede atualmente na Fazenda Modelo.

Facebook: /FundacaoCultChicoXavier
Instagram: @fundacaocultchicoxavier
E-mail: comunicacao@fundacaocultchicoxavier.com.br

Site: www.fundacaocultchicoxavier.com.br

Turismo Receptivo:

Turismo Inteligente

Contato: (31) 3660-4544 / 99128-4907

 

 Casa de Chico Xavier

Local onde Chico Xavier residiu por aproximadamente, 10 anos. Em 2006, ela foi adquirida, revitalizada e disponibilizada para visitação pública, mantendo todos os detalhes da construção original, sendo hoje um local para buscarum momento de paz, apropriado para contemplação, meditação e elevação dos pensamentos. No local é possível encontrar as obras psicografadas por Chico Xavier e outras obras biográficas, além de um totem interativo com fotos, os principais vídeos de aparições de Chico na TV, textos psicografados, dentre outras informações.

Endereço: R. Pedro José da Silva, 67 B – Centro.

Contato: 31. 3665-1797

Horários de funcionamento:Segunda, quarta, quinta e sexta: 9h às 12h – 14h às 18h
Sábado – 9h às 13h e Domingo – 9h às 12h – 17h às 20h
Site: www.casadechicoxavier.com

 

Fazenda Modelo

Local onde Chico trabalhou como funcionário de serviços gerais e escriturário datilógrafo no local entre os anos de 1933 a 1958. No local há o“Espaço Cultural Chico Xavier”, onde Chico psicografou a famosa obra “Paulo e Estêvão” e onde se encontra algumas fotos com apresentação das histórias vivenciadas por Chico no local.

O local possui ainda uma sala onde funciona a sede da Fundação Cultural Chico Xavier, um auditório para 120 pessoas, lanchonete e área arborizada, com paisagismo e espaços apropriados para meditação e elevação dos pensamentos.

Endereço: Av. Rômulo Joviano – Santo Antônio da Barra

Horário de funcionamento: 09:00 às 17:00

Telefone: (31) 3665-4715

Site: www.fundacaocultchicoxavier.com.br

 

Centro Espírita Luiz Gonzaga

A instituição foi fundada por Chico Xavier em 1927. A atual sede foi inaugurada no dia 2 de abril de 1950, construída no terreno onde existia o casebre em que Chico nasceu. Em 2010, foi inaugurado o “Memorial Luiz Gonzaga”, retratando a trajetória do médium na cidade, além da preservação de outros materiais importantes e da réplica da fachada da casa onde nasceu Chico Xavier, mais uma bela homenagem a este ilustre pedroleopoldense.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta de 9h às 17h, sábado de 9h às 13h e domingo de 9h às 11h.Reuniões Públicas: Segundas e Sextas às 20h, Quartas às 15h30 e Domingos às 09h30.

Endereço: R. São Sebastião, 55 – Centro.

Telefone(31) 3662-5186

Site: www.celuizgonzaga.com.br

 

Centro Espírita Meimei

Grupo Meimei foi fundado por Chico Xavier e um grupo de amigos em 31 de julho de 1952, com o objetivo de realizar atividades mediúnicas de desobsessão. Os livros “Instruções psicofônicas” e “Vozes do Grande Além”, recebidos nessa instituição, são alguns registros da mediunidade psicofônica de Chico Xavier.Em 2012, foi inaugurado o “Memorial Meimei”, contendo fotos e documentos de grande valor histórico.

Endereço: R. Benedito Valadares, 61 – Centro.

 

Praça Chico Xavier

A inauguração da Praça Chico Xavier, no dia 15 de novembro de 1980, foi a segunda homenagem pública da cidade de Pedro Leopoldo a Chico Xavier. Em 2014, Chico foi homenageado com uma estátua na praça, criação da artista pedroleopoldense Vânia Braga.

Rua Dr. Cristiano Otoni, 555 – Centro, ao lado da Prefeitura.

 

Mostra Permanente Unimed – Arquivo Geraldo Leão

Exposição de parte do material disponível sobre Chico Xavier e preservado pelo memorialista pedroleopoldense Geraldo Leão. São documentos, fotos, cartas e objetos pessoais de Chico Xavier de grande valor histórico.

Visitação em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

Rua Comendador Antônio Alves, 186 – Centro.

 

Açude do Capão

Em dezembro de 1931, próximo a esse açude, Chico Xavier viu e conversou pela primeira vez com seu mentor espiritual, Emmanuel, estabelecendo o famoso diálogo sobre a disciplina. Além disso, o local era o refúgio do médium aos domingos, onde costumava passar horas lendo e refletindo.

Local não estruturado e atualmente pouco apropriado para visitação.

Rua Caio Martins, s/n – São Geraldo

 

ARQUEOLOGIA, PALEONTOLOGIA e ECOLOGIA (LUZIA E PETER LUND)

Pedro Leopoldo é um território privilegiado de registros históricos, alguns deles datam das primeiras descobertas arqueológicas de nosso continente. Luzia, como é conhecido o fóssil humano mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 11.500 anos, foi encontrado em meados dos anos 1970 por missão arqueológica franco-brasileira, coordenada pela arqueóloga Madame Emperaire, na tentativa de retomar e aprofundar as pesquisas de Peter Lund (1801 – 1880), na Lapa Vermelha IV. Peter Lund descobrira na Lapa Vermelha e na Gruta do Sumidouro, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos da época Pleistoceno – além de 31 crânios humanos em estado fóssil no que passou a ser conhecido como o Homem de Lagoa Santa. No geral, toda a região ganhou notoriedade internacional pelo trabalho de Peter Lund, que é considerado o pai da paleontologia brasileira

 

MONUMENTO NATURAL ESTADUAL DA LAPA VERMELHA

 Sua principal atração é a Gruta Lapa Vermelha, grande cavidade visível por quem passa pela estrada que liga o Aeroporto internacional Tancredo Neves aos bairros da região norte de Pedro Leopoldo. A Lapa Vermelha IV, onde foi descoberto o crânio de Luzia éum sítio arqueológico de extrema fragilidade, que requer cuidados que implicam na permissão de visitação apenas para pesquisadores autorizados. A Unidade de Conservação, criada apenas em 2010, ajuda a preservar tanto o patrimônio natural quanto cultural da área, sendo o acesso atualmente permitido apenas a pesquisadores.

 

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

 O Parque Estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação situada na região norte de Pedro Leopoldo àcerca de 20 Km do centro, com acesso por estrada asfaltada e belas paisagens. Abriga uma paisagem cársticas com grandes monumentos arqueológicos em uma área aproximada de 2.000 hectares.O acesso pode ser feito por linha de ônibus partindo da rodoviária de Pedro Leopoldo até a portaria da Casa Fernão Dias, onde pode-se visitar:Casa Fernão Dias, Canoa histórica (14m), Trilha do Sumidouro, Lagoa e Abrigo do Sumidouro, Flora e Fauna preservada. Pela portaria da Lapinha, já em Lagoa Santa (+6km), é possível visitar a Gruta da Lapinha, o Museu Peter Lund e o Museu do Castelinho, além de outros atrativos na região da Lapinha como a Rota das Doceiras (contatos 31 99651-1286 / 99916-0931).

 

Ao visitar o Parque, é necessário tomar alguns cuidados indispensáveis para a proteção desta Unidade de Conservação, bem como para o conforto e segurança de todos.

Visitação

– A visitação ocorre de segunda-feira a domingo, de 08:30 às 17h. A última entrada para a gruta da Lapinha é às 16h.

– Visitas de grupos (mais de 10 pessoas) deverão ser prioritariamente agendadas com antecedência;

– É obrigatório o acompanhamento de condutores para visitar os atrativos do Parque;

– Menores de 18 anos devem estar sempre acompanhados de um responsável;

– O Parque não possui área de camping, não sendo permitido acampar em suas dependências;

– Dê preferência aos sons da natureza, evitando instrumentos musicais, aparelhagem de som em alto volume e gritar nos atrativos;

– Colabore com os funcionários que orientam os visitantes e cuidam da segurança do Parque;

– Em caso de acidentes, comunique imediatamente a Administração do Parque;

– Cuide bem de seus pertences, a Administração não se responsabiliza por objetos esquecidos ou extraviados;

– Mantenha o Parque limpo, descartando o lixo produzido em locais adequados.

É proibido:

– práticas que degradem de alguma forma as dependências do Parque, como depredar as instalações, edificações, equipamentos e bens materiais;

– intervir e depredar sítios arqueológicos, formações geológicas e geomorfológicas;

– gravar, pintar ou escrever nas árvores, rochas ou grutas, causando danos às mesmas;

– a entrada com animais domésticos;

– a introdução de animais domésticos, exóticos e/ou quaisquer espécies vegetais no Parque;

– coleta de material de qualquer natureza, bem como flores, frutos, sementes, raízes, animais, rochas etc.;

– nadar, pescar e caçar;

– o ingresso no Parque de pessoas portando armas, materiais ou instrumentos destinados a caça, pesca ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora locais;

– perturbar e/ou alimentar animais silvestres;

– usar tóxicos ou substâncias entorpecentes;

– fazer fogueiras dentro do Parque;

– abrir trilhas paralelas às oficiais e caminhar fora das estabelecidas, bem como frequentar locais não previstos na Zona de Uso Público;

– transitar com veículos fora das estradas internas e sem autorização da Administração;

– desrespeitar a sinalização e o Regulamento do Parque.

Observação: O uso de filmagens, gravações e fotografias, de caráter científico, educacional, comercial ou artístico, está sujeito a prévia autorização de acordo com a Portaria IEF nº 04/2018.

 

Valor do ingresso: R$25,00 a inteira – acesso a todos os atrativos: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Circuito Lapinha, Trilha Sumidouro, Trilha da Travessia e Escalada.

Pagamento em dinheiro. Não aceitam cartões de crédito, débito e cheques.

 

Receptivo Casa Fernão Dias:Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo/MG

(31) 3661 8122

Site: pesumidouro.blogspot.com.br
pesumidouro@meioambiente.mg.gov.br
agendamentopesumidouro@gmail.com
www.facebook.com/parquesumidouro

 

MONUMENTOS E LOCAIS HISTÓRICOS

 Praça da Estação

Considerada como o espaço mais charmoso da cidade, a antiga estação possui ampla área ao seu entorno, com alameda calçada sob a sombra de árvores, o que lhe dá um clima bucólico, uma grande área com piso intertravado, onde são realizados diversos eventos a se destacar a Feirinha de Comidas Típicas e de Artesanato de Pedro Leopoldo que acontece quinzenalmente aos domingos, além de forma um conjunto paisagístico tombado pelo IEPHA, formado pelo casario em seu entorno com o prédio do Almoxarifado, Carpintaria e outras edificações. No prédio da estação funciona a Casa da Cultura e uma biblioteca aberta ao público.

Funcionamento de segunda a sexta de 11h às 17h.

Rua Dr. Rocha, s/n. esquina com Rua Dr. Herbster.

 

Distrito e Estação de Dr. Lund

O Distrito de Dr. Lund é um lugarejo agradável, formado por um núcleo residencial no entorno de uma Estação Ferroviária, entre a Praça Anibal Fernandes e a Igreja São João Batista (1.909), que compõem um belo conjunto arquitetônico do início do século XX.

Praça Antônio Fernandes, 36 – Dr. Lund, Pedro Leopoldo – MG

 

Conjunto Histórico da Quinta do Sumidouro

O conjunto histórico da Quinta do Sumidouro possui especial relevância, pois se insere na rota dos primeiros movimentos de exploração dos sertões do sudeste brasileiro ainda no século XVII, ficalocalizado na área de entorno do Parque Estadual do Sumidouro.A Capela de Nossa Senhora do Rosário, a “Casa de Fernão Dias”, a Lagoa e a Lapa do Sumidouro formam um importante conjunto arquitetônico, arqueológico e paisagístico, tombado na Quinta do Sumidouro, região de Fidalgo.

 

Capela do Nossa Senhora do Rosário

Foi tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), através do decreto nº 17.729 de 27 de janeiro de 1976. A Capela foi erguida pelas irmandades do Rosário e do Santíssimo Sacramento e pelas mãos dos escravos que trabalhavam na mineração no Vale do Rio das Velhas.A área onde se localizam a Capela e a Casa de Fernão Dias constituiu-se de pouso para da expedição Bandeirista de desbravamento do território mineiro no final do século XVII. Esses pousos, embora de caráter temporário, evoluíram e tornaram-se os primeiros núcleos urbanos e marcos da formação da cultura e do território mineiro.A Capela está entre as primeiras das Gerais que se vinculam ao período minerador. De proporções modestas, possui ornamentação interna de grande valor artístico, sendo o retábulo-Mor a peça de maior representatividade do conjunto, confeccionado em meados do século XVIII, o retábulo é filiado estilisticamente ao modelo D. João VI, segunda fase do nosso barroco. Possui ainda uma localização agradável onde anualmente se realiza as tradicionais Festa do Congo e Festa do Rosário.

Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo / MG

 

Casa Fernão Dias

A Casa Fernão Dias é um Patrimônio Cultural tombado, completamente restaurada, que teve sua estrutura de adobe e pau a pique demonstrada em quadro na parede conforme as características originais da época. Ao visitá-la, o turista vai conhecer a história do bandeirante Fernão Dias, que por alguns anos se instalou na região com sua tropa em busca de ouro e pedras preciosas. Vai conhecer também um pouco das riquezas arqueológicas e naturais que pertencem à região.

Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo / MG

 

OUTRAS OPÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES TURÍSTICAS

Gruta do Baú – Escalada e contemplação

O local onde se encontra a Gruta é um maciço de extrema beleza cênica, sendo uma das preferidas dos escaladores que têm na região uma das principais rotas de escalada do país. O nome se deve a sua formação, que se assemelha a um baú no alto de uma pedra.

Acesso permitido desde que em pequenos grupos.

Valor da entrada:R$10,00

Endereço: Estrada p/ Fidalgo, s/n

Operadores de Turismo de Aventura

(31) 99807-8392 – Receptivo Rupestre da Lapa – Fidalgo

(31) 99764-9022 – Recanto ONA IRE – Fidalgo Escalada – Fidalgo

 

Lapa do Antão – Escalada e contemplação

Local considerado como dos mais democráticos de escalada do Brasil, possui cerca de 200 vias mapeadas e publicadas no Guia de Escaladas. Além das vias, o local possui fauna e flora preservadas com árvores de grande porte, sendo todo o espaço protegido de forma voluntária pelos grupos de escaladores, considerados como os guardiões da Lapa.

Valor da entrada:R$10,00

Endereço: Distrito de Fidalgo

Operadores de Turismo de Aventura

(31) 99807-8392 – Receptivo Rupestre da Lapa – Fidalgo

(31) 99764-9022 – Recanto ONA IRE – Fidalgo

 

Espaço KikiTurismo – Balneário e Pesca Esportiva

Localizado a apenas 4 km do centro, possui uma lagoa artificial apropriada para banho, restaurante e um imenso lago para pesca esportiva com peixes que chegam a mais 30 quilos.

Valor do ingresso:R$15,00 a inteira – Para pesca consulte a recepção no lago.

Endereço: Vargem Alegre, s/n

Contato: 31. 3661-1038 / 3661-1571

Funcionamento: de quarta-feira a domingo de 07h às 18h

 

Cachoeira do Urubu

Bela cachoeira com aproximadamente 15 metros de queda e uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros. Boa opção para quem busca contato com a natureza em um local histórico, apropriado para reunir a família e os amigos. Restaurante funciona

Valor do ingresso:R$20,00

Endereço: Estrada do Urubu, S/N –

Contato: (31) 98875-9573 (Evandro)

Funcionamento: de segunda-feira a domingo de 8h às 17h

Restaurante: Sábados, domingos e feriados de 9h às 16h

 

Fazenda Vista Alegre – Turismo Rural pedagógico

Casarão de 1940 que mantém suas características originais com mobiliário e quartos no estilo da época. Mini-Museu e memorial do Homem do Campo com objetos e fotos de época. Sua área externa permite a prática de atividades pedagógicas ligadas ao meio rural, educação ambiental e atividade de lazer.

Endereço: Estrada do Urubu, s/n

Contato: (31) 3661-2396 / 99998-0785

 

Corporação Musical Cachoeira Grande    

Com mais de 100 anos de existência, completados em 2012, a Corporação Musical Cachoeira Grande funciona à Rua São Paulo, 19, bairro Cachoeira. É composta por cerca de 30 componentes, sendo administrada pelo Presidente Pedro Celso da Silva, tendo como maestrina da orquestra Ana Carolina Malaquias e como maestro da Banda Civil Marcelo Minal.

Telefone: (31) 3662-3427

https://www.facebook.com/pages/Sede-da-Corporação-Musical-Cachoeira-Grande/258460990944424

 

EVENTOS CULTURAIS, TRADICIONAIS E TURÍSTICOS

 

Encontro de Folias de Reis (final de dezembro e início de janeiro)

A celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do Oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, após serem guiados por uma estrela. Os reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso e mirra.

A tradição manda que neste dia a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas cozidas, o bolo-rei, o pão-de-ló, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias de Natal.É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao Dia de Reis. Em Pedro Leopoldo, no dia 06 de janeiro, é realizado tradicionalmente o Encontro de Folias.

 

 Boi da Manta (fevereiro)

Uma das festas mais tradicionais da cidade, que completará 100 anos em 2019, o Boi da Manta agita a cidade de Pedro Leopoldo todos os anos entre o aniversário da cidade, dia 27 de janeiro e o primeiro dia de Carnaval quando é realizado o enterro do boi. A folia, conduzida pelas Bandas dos Bois de cada bairro tradicional da cidade, leva milhares de pedroleopoldenses e turistas para as ruas do centro e dos principais bairros e distritos.

 

Festival de Cerveja Artesanal de Pedro Leopoldo (março e outubro)

O Festival de cerveja de panela, promovido pelos promotores de cervejas, denominados taberna dos confrades, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude de Pedro Leopoldo, onde se valorizam as criações, acontece em um ambiente descontraído, possui várias atrações como apresentações de bandas locais, gastronomia e o artesanato local o festival tem como objetivo estimular a união entre os cervejeiros da região.

 

Festival de Luz Chico Xavier (abril)

O Festival é uma atividade bienal promovida pela Fundação Cultural Chico Xavier na cidade de Pedro Leopoldo, sua terra natal, com o objetivo de divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. O I Festival aconteceu em abril de 2016 tendo como tema central “Respeito pelas Diferenças” e o II Festival acontecerá em abril de 2018 com o tema central “Diversidade e Inclusão”. Falar em Chico Xavier é falar em valores universais, como tolerância, amor, ética e generosidade.

 

Circuito Gastronômico Chico Xavier (abril)

O Circuito Gastronômico acontece no mês de abril, sendo que em 2018 ocorreu durante o Festival de Luz Chico Xavier. Participam do Circuito os principais bares e restaurantes do município, que elaboram seus pratos sobre uma temática específica, que no ano de 2018 foram os ingredientes do prato preferido de Chico Xavier, frango e abobrinha.

 

Encontro Nacional de Muladeiros (abril)

Realizado no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, o Encontro Nacional de Muladeiros proporciona aos moradores de Pedro Leopoldo e turistas uma verdadeira imersão no universo rural. Além dos concursos, que reuniram centenas de animais de cinco estados brasileiros, o evento conta com exposições e shows sertanejos. O público aprovou a edição 2018 da festa, que não era promovida há cinco anos. Os organizadores calcularam que tenham passado pelo Parque de Exposições mais de 5 mil pessoas nos 3 dias de evento.

 

Pedro Leopoldo Rodeio Show (junho)

O Pedro Leopoldo Rodeio Show é considerado uma das maiores festas de peão do brasil com montaria em touro, prova dos três tambores, além das atrações musicais dos grandes artistas da música sertaneja e popular brasileira no palco principal. O evento também conta com o palco Talentos da Terra, que são apresentações somente de artistas da região, valorizando os talentos locais.

 

Congresso Espírita de Pedro Leopoldo (julho)

O evento traz para Pedro Leopoldo alguns dos maiores nomes da doutrina espírita do país, tendo como destaques na edição de 2018 a pedroleopoldense Célia Diniz, idealizadora do evento, Haroldo Dutra, Richard Buono, Martinho Menezes, Geraldo Campetti, Eduardo Guimarães, Evandro Oliva e o médium Divaldo Franco, considerado o maior orador da doutrina espírita do mundo, que recebeu muitas homenagens de todos os presentes.

Mais de 3 mil congressistas de diversos lugares do Brasil e do mundo participam de palestras, com a oportunidade de desfrutar o tempo livre realizando visitas aos Caminhos de Chico.

 

Festas das Guardas de Congo (julho a outubro)

As Guardas do Congado, são compostas especialmente pela população negra, sendo expressão cultural viva da formação histórica de grupos com estratégias de resistência e de luta contra a escravidão no período colonial em Minas Gerais.

As celebrações são caracterizadas pela participação popular e autonomia das comunidades que contam com o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Pedro Leopoldo. Para tanto, durante todo um ano, arrecada-se verba dentre os próprios moradores das localidade. As procissões passam pelas ruas, pelas casas de alguns moradores, por algumas praças e pelas Igrejas das comunidades, recebendo como visitantes diversos moradores da cidade e turistas que buscam vivenciar a tradição e os costumes locais.

 

Sumidouro em Cena (agosto)

É um evento cultural e artístico, realizado na região do Parque do Sumidouro, com uma programação bastante diversificada que vai desde shows musicais até oficinas de artes. Todas as atividades são voltadas para o público infantil e adulto.

 

Feira Agropecuária (setembro)

Realizado no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, a Feira Agropecuária é uma velha tradição pedroleopoldense que não é realizado há 14 anos quando foi criado o Pedro Leopoldo Rodeio Show. No entanto, em 2018 a tradição retorna com força total, num evento raiz com o envolvimento dos principais produtores e criadores da região e muita diversão para todos os gostos.

 

Feira de Comidas Típicas, Arte e Artesanato de Pedro Leopoldo (1º e 3º domingos)

A Feira é um evento que ocorre normalmente aos domingo em período quinzenal, que proporciona a comunidade e aos turistas um local de descontração e lazer com amigos e família. Possui uma grande variedade de artesanato local, além de comidas típicas da cidade em um espaço de lazer com brinquedos para as crianças, shows, cerveja artesanal e outras atrações.

 

TURISMO RECEPTIVO

Turismo Inteligente (Turismo Receptivo – Caminhos de Chico)
Salgado Filho, 51
Contato: (31) 3660-4544 / 99128-4907
contato@turismointeligente.tur.br

 

Rupestre da Lapa Aventuras (Ecoturismo e Turismo de Aventura)
Endereço: R. São Vicente, 25 – Fidalgo
Telefone: (31) 99807-8392
Distância: 15 km
@AbrigoRupestreDaLapa

 

Recanto Ona Ire (Turismo de Aventura e Turismo Ecopedagógico)
Endereço: Rua Adalto Pereira de Morais, 73 – Fidalgo
Telefone: (31) 99764-9022
Distância: 16 km
@recantoONAIRE

 

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo

Rua Dr. Cristiano Otoni, 555 – Centro

Contato: (31) 3660-5138

André Jordani – Gerente de Turismo

Contato: (31) 98677-0808

turismo@pedroleopoldo.mg.gov.br

www.pedroleopoldo.mg.gov.br