Turismo

ATRATIVOS TURÍSTICOS

 

Fundação Cultural Chico Xavier

A Fundação Cultural Chico Xavier é uma organização da sociedade civil, constituída em 01 de julho de 2005, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, com sede em regime de comodato por tempo indeterminado na Casa de Chico Xavier.

Os “Caminhos do Chico” foi instituído no dia 2 de julho de 2005, objetivando recuperar, preservar e divulgar os locais historicamente mais significativos na vida de Chico Xavier em Pedro Leopoldo, sua terra natal. Para conhecer os “Caminhos de Chico” deve-se procurar a sede da Fundação Cultural Chico Xavier localizada na Casa de Chico Xavier, rua Pedro José da Silva, 67  B – Centro ou uma das agências de receptivo do município de Pedro Leopoldo.

Site: www.fundacaocultchicoxavier.com.br 
Facebook: /FundacaoCultChicoXavier
Instagram: @fundacaocultchicoxavier
E-mail: comunicacao@fundacaocultchicoxavier.com.br 

 

Casa de Chico Xavier

Antes de se transferir para Uberaba, em 1959, Chico Xavier residiu nessa casa por, aproximadamente, 10 anos. No dia 2 de abril de 2006, ela foi adquirida e revitalizada por um dos instituidores da Fundação Cultural Chico Xavier e disponibilizada para visitação pública, mantendo todos os detalhes da construção original, sendo hoje um local de paz, apropriado para contemplação, meditação e elevação dos pensamentos. Todas as obras psicografadas por Chico Xavier e muitas obras biográficas estão disponíveis no local.

Endereço: R. Pedro José da Silva, 67 – B – Centro.

Contato: 31. 3665-1797

 

Horários de funcionamento:
• Segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira: 9h às 12h – 14h às 18h
• Sábado – 9h às 13h
• Domingo: De 10 às 12 horas e das 16 às 20 horas.
Obs: A Casa de Chico não abre às terças.

 

Fazenda Modelo

Instalada em 1918 pelo governo federal, a Fazenda Modelo teve como objetivo fomentar a agropecuária na região. Entre os anos de 1933 a 1958, antes de se transferir para Uberaba, Chico Xavier trabalhou como funcionário de serviços gerais e escriturário datilógrafo no local. Em 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Federação Espírita Brasileira (FEB) e a União Espírita Mineira (UEM) inauguraram na antiga residência do Dr. Rômulo Joviano (onde Chico psicografou a famosa obra “Paulo e Estêvão”, dentre muitas outras), o “Espaço Cultural Chico Xavier”, contendo materiais sobre a sua vida e obra.

Endereço: Av. Rômulo Joviano – Santo Antônio da Barra.

Horário09:00 às 17:00

Telefone(31) 3665-4715

 

Centro Espírita Luiz Gonzaga

A instituição foi fundada por Chico Xavier e um grupo de amigos em 21 de junho de 1927. No dia 8 de julho do mesmo ano, Chico psicografou a primeira mensagem (foram 17 páginas assinada por um amigo espiritual). A atual sede foi inaugurada no dia 2 de abril de 1950, construída no terreno onde existia o casebre em que Chico nasceu. Em 2010, foi inaugurado o “Memorial Luiz Gonzaga”, retratando a trajetória do médium na cidade, além da preservação de outros materiais importantes.

Endereço: R. São Sebastião, 55 – Centro.

Telefone(31) 3662-5186

 

Centro Espírita Meimei

Foi a segunda instituição espírita fundada por Chico Xavier e um grupo de amigos, em 31 de julho de 1952, com a finalidade de realizar atividades mediúnicas de desobsessão (reunião de auxílio a desencarnados). Os livros “Instruções Psicofônicas”, “Vozes do Grande Além” e “Registros Imortais”, concebidos no local, são alguns desses registros da mediunidade psicofônica de Chico Xavier. Em 2012, foi inaugurado o “Memorial Meimei”, contendo fotos e documentos de grande valor histórico.

Endereço: R. Benedito Valadares, 61 – Centro.

 

Praça Chico Xavier

A inauguração da Praça Chico Xavier, no dia 15 de novembro de 1980, foi a segunda homenagem pública da cidade de Pedro Leopoldo a Chico Xavier (a primeira foi em 1967, com a outorga do título de “Cidadão Benemérito Pedroleopoldense”). Em 2000, a praça foi revitalizada, criando novos contornos arquitetônicos. Em 2004, foi confeccionado um busto em sua homenagem, de autoria do mesmo escultor do busto que se encontra no túmulo de Chico Xavier, em Uberaba. Em 2014, o maior médium de todos os tempos foi homenageado com uma estátua na praça, criação da artista pedroleopoldense Vânia Braga.

 

Mostra Permanente Unimed – Arquivo Geraldo Leão

 

A Unimed de Pedro Leopoldo disponibilizou um espaço em sua sede na cidade para expor parte do material disponível sobre Chico Xavier reunido e preservado pelo memorialista pedroleopoldense Geraldo Leão. São documentos, fotos, cartas e objetos pessoais de Chico Xavier de grande valor histórico. Visitação disponível em horário comercial, de segunda a sexta-feira.

 

Açude do Capão

Em dezembro de 1931, próximo a esse açude, Chico Xavier teve a experiência que o marcaria para sempre. Foi nesta região que ele viu e conversou pela primeira vez com seu mentor espiritual, Emmanuel, estabelecendo o famoso diálogo sobre a disciplina. Além disso, o local era o refúgio do médium aos domingos, onde costumava passar horas lendo e refletindo. Local não estruturado e atualmente pouco apropriado para visitação.

 

PETER LUND E LUZIA

Luzia é o nome do fóssil humano (Homo sapiens) mais antigo encontrado na América do Sul, com cerca de 12 500 a 13 000 anos. O crânio foi encontrado no início dos anos 1970 pela missão arqueológica franco-brasileira chefiada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire (1917 – 1977), na tentativa de retomar e aprofundar as pesquisas de Peter Lund (1801 – 1880). Foi descoberto em escavações na Lapa Vermelha IV (município de Pedro Leopoldo).

Peter Lund descobrira na Lapa Vermelha, entre 1835 e 1845, milhares de fósseis de animais extintos da época Pleistoceno – além de 31 crânios humanos em estado fóssil no que passou a ser conhecido como o Homem de Lagoa Santa. No geral, toda a região ganhou notoriedade internacional pelo trabalho de Peter Lund, que foi considerado o pai da paleontologia brasileira, sendo seus trabalhos de extrema relevância para o campo do conhecimento científico e que acabaram por revelar grande parte das riquezas arqueológicas, paleontológicas e espeleológicas de nossa região.

Os principais locais para visitação que remetem a pré-história são:

 

Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha

A principal atração do Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha é a Gruta Lapa Vermelha, onde foi descoberto o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo da América do Sul e os sítios arqueológicos existentes no local. A Unidade de Conservação, criada apenas em 2010, ajuda a preservar tanto o patrimônio natural quanto cultural da área. Fica dentro na área da Mina Lapa Vermelha com acesso restrito a pesquisadores.

 

PARQUE ESTADUAL DO SUMIDOURO

O Parque Estadual do Sumidouro é uma unidade de conservação situada ao norte da região metropolitana de Belo Horizonte, distando 20 Km do centro de Pedro Leopoldo, com acesso por estrada asfaltada, seguindo a sinalização para o distrito de Fidalgo e bairro da Quinta do Sumidouro. Abriga uma paisagem peculiar por suas características cársticas, em uma área aproximada de 2.004 hectares. Partindo da rodoviária de Pedro Leopoldo a linha de ônibus 5100 (empresa Expresso Unir) dá acesso à portaria da Casa Fernão Dias, onde pode-se visitar os seguintes atrativos do Parque:

Casa Fernão Dias , Canoa histórica (14m), Trilha do Sumidouro, Lagoa e Abrigo do

Sumidouro, Flora e Fauna preservada.

Ao visitar o Parque, é necessário tomar alguns cuidados indispensáveis para a proteção desta Unidade de Conservação, bem como para o conforto e segurança de todos.


Visitação

– A visitação ocorre de segunda-feira a domingo, de 08:30 às 17h. A última entrada para a gruta da Lapinha é às 16h.

– Visitas de grupos (mais de 10 pessoas) deverão ser prioritariamente agendadas com antecedência;

– É obrigatório o acompanhamento de condutores para visitar os atrativos do Parque;

– Menores de 18 anos devem estar sempre acompanhados de um responsável;

– O Parque não possui área de camping, não sendo permitido acampar em suas dependências;

– Dê preferência aos sons da natureza, evitando instrumentos musicais, aparelhagem de som em alto volume e gritar nos atrativos;

– Colabore com os funcionários que orientam os visitantes e cuidam da segurança do Parque;

– Em caso de acidentes, comunique imediatamente a Administração do Parque;

– Cuide bem de seus pertences, a Administração não se responsabiliza por objetos esquecidos ou extraviados;
– Mantenha o Parque limpo, descartando o lixo produzido em locais adequados.


É  proibido:

– práticas que degradem de alguma forma as dependências do Parque, como depredar as instalações, edificações, equipamentos e bens materiais;

– intervir e depredar sítios arqueológicos, formações geológicas e geomorfológicas;

– gravar, pintar ou escrever nas árvores, rochas ou grutas, causando danos às mesmas;

– a entrada com animais domésticos;

– a introdução de animais domésticos, exóticos e/ou quaisquer espécies vegetais no Parque;

– coleta de material de qualquer natureza, bem como flores, frutos, sementes, raízes, animais, rochas etc.;

– nadar, pescar e caçar;

– o ingresso no Parque de pessoas portando armas, materiais ou instrumentos destinados a caça, pesca ou quaisquer outras atividades prejudiciais à fauna e à flora locais;

– perturbar e/ou alimentar animais silvestres;

– usar tóxicos ou substâncias entorpecentes;

– fazer fogueiras dentro do Parque;

– abrir trilhas paralelas às oficiais e caminhar fora das estabelecidas, bem como frequentar locais não previstos na Zona de Uso Público;

– transitar com veículos fora das estradas internas e sem autorização da Administração;

– desrespeitar a sinalização e o Regulamento do Parque.

Observação: O uso de filmagens, gravações e fotografias, de caráter científico, educacional, comercial ou artístico, está sujeito a prévia autorização de acordo com a Portaria IEF nº 04/2018.

Valor do ingresso: R$25,00 a inteira – acesso a todos os atrativos: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Circuito Lapinha, Trilha Sumidouro, Trilha da Travessia e Escalada.

Pagamento em dinheiro. Não aceitam cartões de crédito, débito e cheques.

Receptivo Casa Fernão Dias:

(31) 3661 8122
Rua Fernão Dias, nº 10, Quinta do Sumidouro – Pedro Leopoldo / MG

Site: pesumidouro.blogspot.com.br
pesumidouro@meioambiente.mg.gov.br
agendamentopesumidouro@gmail.com
www.facebook.com/parquesumidouro

 

MONUMENTOS E LOCAIS HISTÓRICOS

Praça da Estação

Considerada como o espaço mais charmoso de Pedro Leopoldo, possui ampla área com um trecho em calçamento entre árvores e outra em piso intertravado onde são realizados diversos eventos a se destacar a Feirinha de Comidas Típicas e de Artesanato de Pedro Leopoldo que acontece quinzenalmente e shows populares.

 

Conjunto Histórico da Quinta do Sumidouro

O Conjunto Histórico da Quinta do Sumidouro foi tombado por meio do Decreto Estadual nº. 17.729, de 27 de janeiro de 1976 e é constituído pela Capela de Nossa Senhora do Rosário e pela casa e sítio denominados Quinta do Sumidouro, localizado no Distrito de Fidalgo. O conjunto histórico da Quinta do Sumidouro possui especial relevância, pois se insere na rota dos primeiros movimentos de exploração dos sertões do sudeste brasileiro ainda no século XVII.

 

Distrito e Estação de Dr. Lund

O Distrito de Dr. Lund é um lugarejo pitoresco, formado por um conjunto com núcleo residencial no entorno de uma Estação Ferroviária, da Praça Anibal Fernandes e da Igreja São João Batista (1.909), que compõem um belo conjunto arquitetônico do início do século XX.

 

BALNEÁRIOS E CACHOEIRAS

 

Espaço KikiTurismo – Balneário e Pesca Esportiva

Localizado a apenas 4 km do centro, o Espaço Kiki Turismo possui uma lagoa artificial apropriada para banho, restaurante e um imenso lago para pesca esportiva com peixes que chegam a 30 quilos.

Valor do ingresso: R$10,00 a inteira – Para pesca consulte a recepção no lago.

 

Endereço: Vargem Alegre, s/n

Contato: 31. 3661-1038 / 3661-1571

Funcionamento: de quarta-feira a domingo de 07h às 18h

 

Cachoeira do Urubu – Balneário

É uma das mais belas e límpidas cachoeiras da região de Pedro Leopoldo, com aproximadamente 15 metros de queda, formando uma piscina natural com profundidade de 80 centímetros. Possui relevo e vegetação característica de campo rupestre. Para quem busca contato com a natureza, educação ambiental, passeios, trilhas, fotos panorâmicas e agricultura familiar é o local perfeito para reunir a família e os amigos.

Endereço: Estrada do Urubu, S/N –

Contato: (31) 3661-1026 / 98875-9573 / 99286-0636 / Whatsapp: (31) 98875-9573

Funcionamento: de segunda-feira a domingo de 8h às 17h

Valor do ingresso: R$15,00

 

Outras opções para realização de atividades turísticas

 

Fazenda Vista Alegre – Turismo Rural pedagógico

Endereço: Estrada do Urubu, s/n

Contato: (31) 3661-2396 / 99998-0785

 

Gruta do Baú – Escalada

O local guarda vestígios dos primeiros habitantes da região. O local onde se encontra a Gruta é um maciço de extrema beleza cênica, sendo uma das preferidas dos escaladores que têm na região uma das principais rotas de escalada do país. O nome se deve a sua formação, que se assemelha a um baú no alto de uma pedra.

Com a autorização do proprietário ou acompanhamento de algum receptivo parceiro, é permitido a visitação desde que em pequenos grupos.

Endereço: Estrada p/ Fidalgo, s/n

Contato: (31) 99807-8392 – Receptivo Rupestre da Lapa – Fidalgo

Valor da entrada: R$10,00

 

Lapa do Antão – Escalada

Local considerado como dos mais democráticos de escalada do Brasil, a Lapa do Seu Antão, possui cerca de 200 vias mapeadas e publicadas no Guia de Escaladas. Além das vias, o local possui fauna e flora preservadas com árvores de grande porte, sendo todo o espaço protegido de forma voluntária pelos próprios escaladores, considerados os guardiões da Lapa.

Endereço: Distrito de Fidalgo

Contato: (31) 99807-8392 – Receptivo Rupestre da Lapa – Fidalgo

Valor da entrada: R$10,00

 

 

AGÊNCIAS DE VIAGEM

Turismo Inteligente (Turismo Receptivo)
R. Salgado Filho, 51
Contato: (31) 3660-4544
contato@turismointeligente.tur.br

C3T Agência de viagens
Rua Dr. Herbster, 231 Centro
Contato: 3661 – 1727
c3tviagens@hotmail.com

CVC
Rua Comendador Antonio Alves, 640 – Centro
Contato: (31) 3662-5440
loja.1232@cvc.com.br, fernanda.1232@cvc.com.br

Viajar
Rua Comendador Antônio Alves, 496 – Centro
Contato: (31) 3661-3021
sara@vemviajarbem.com, maxilene@vemviajarbem.com

Viver Turismo
Contato: (31) 98746-6009
viverturismo1@gmail.com