Cumprimento das normas contra a Covid-19 marca a volta das aulas presenciais em Pedro Leopoldo

Nesta segunda-feira (09), aconteceu a volta das aulas presenciais em Pedro Leopoldo. Nesta primeira fase do protocolo retornaram as crianças dos CEMAI´s e pré-escolas, respeitando todas as ordens sanitárias e de distanciamento social. Apenas as escolas Cantinho Feliz, Tia Bendoca e Pedro Leopoldo não retornaram no dia 09, por ainda estarem passando por reformas. A previsão é de que estas voltem até a próxima semana.

O retorno era algo muito esperado, tanto para as crianças quanto para os servidores. A diretora da Escola Municipal Dona Jandirinha de Sales, Maria de Lourdes de Oliveira, destacou a empolgação das crianças. “Retornar às aulas, mesmo que seja no método híbrido, é um ganho para nossas crianças. Me emocionei ao vê-las chegando na escola, empolgadas com o retorno. Foram momentos tranquilos e organizados”, disse a diretora.

Todos os servidores passaram por treinamentos para seguir à risca os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Luana Gomes, mãe da aluna Analú Gomes, da Escola Municipal Dona Jandirinha, elogiou a organização e o cumprimento dos protocolos. “Os servidores estavam todos equipados, passando total segurança para as famílias. As professoras estavam todas muito bem preparadas, sempre de máscara, luvas e avental. Tudo aconteceu de forma muito segura e tranquila. Aos poucos tudo vai voltando ao normal”, afirmou.

O pequeno Silas de Souza, de 5 anos, pôde matar a saudade dos 508 dias longe do ambiente escolar. “Na volta para casa vi meu filho radiante, muito feliz porque voltou para a sala de aula. Agora, ele não vê a hora de chegar a próxima segunda-feira”, disse Poliana Bruno.

De início as aulas presenciais serão de segunda-feira a quinta-feira, com algumas escolas com suas particularidades. A Prefeitura tem uma previsão de que a forma híbrida será estendida e que está previsto para o dia 30 de agosto o retorno presencial dos alunos do fundamental 1  (até o 5° ano); e no dia 13 de setembro, os alunos do 5° ao 9° ano, Educação Jovens e Adultos (EJA) ensino médio e superior.

Segundo a Prefeita Eloisa, a Prefeitura vai acompanhar todo o processo de perto e pode rever os decretos caso seja necessário. “Todos os indicativos da COVID-19 no município serão acompanhados. Havendo necessidade, a decisão poderá ser revogada a qualquer momento. A saúde e segurança de alunos e servidores são o mais importante”, disse a prefeita Eloisa Helena.