Pedro Leopoldo é berço do 1º Tigre Dentes de Sabre

Professor e arqueólogo Castor Cartelle escreve artigo afirmando que o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido popularmente como “Tigre Dentes de Sabre” foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo

Além de ser cenário de inúmeras belezas naturais, Pedro Leopoldo possui uma enorme importância arqueológica. Os registros de ocupação humana encontrados em Pedro Leopoldo são os mais antigos da América. Em todo o município existem mais de quinze sítios de valor arqueológico, espeleológico ou paleontológico, muitos sem nunca terem sido estudados, o que deixa em aberta boa parte da pré-história da região.

O esqueleto de Luzia foi encontrado entre 1974/1975 em um sítio arqueológico em Pedro Leopoldo. Além de fósseis animais, descobriram em uma das cavernas o crânio mais famoso no Brasil, o famoso crânio de Luzia. E agora a relevância do município neste contexto fica ainda maior. Isto porque o Professor Cástor Cartelle escreveu o artigo “O Katalógo de Lund”, que fala sobre os manuscritos de Lund e suas anotações sobre os fósseis encontrados por ele durante suas pesquisas nas cavernas da região de Pedro Leopoldo. Entre as revelações do artigo, que em breve será publicado em uma revista científica, consta que o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido popularmente como “Tigre Dentes de Sabre” foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo. “As citações sobre este achado até o momento constavam que Peter Lund havia encontrado este felino extinto em 1842 em uma caverna em Lagoa Santa. Agora, com esta nova revelação, Pedro Leopoldo se torna o berço do primeiro ‘Tigre Dente de Sabre’, reafirmando a importância de nossa cidade para a arqueologia e a paleontologia mundiais”, destacou Patrícia Rafael, Secretária de Cultura de Pedro Leopoldo.

Prefeitura vai publicar livro

Para afirmar a descoberta, o artigo científico sobre o tema será publicado por renomada revista voltada para preservação do meio ambiente e está em fase final de correção. Paralelo a isto, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Cultura, também está publicando um livro do Professor Cástor Cartelle, a pedido da Prefeita Eloisa, voltado para os jovens, sobre a importância de Pedro Leopoldo no contexto arqueológico e paleontológico mundial. “No livro o professor falará sobre as descobertas de Lund em Pedro Leopoldo, a megafauna encontrada na Gruta do Baú, vai retratar o povo de Luzia. Enfim, irá abordar a pesquisa de Lund, que em 1837 explorou nossa região e encontrou mais de 900 fósseis”, explicou Patrícia Rafael.

A prefeita Eloisa Helena comemorou a descoberta e se disse honrada em ter concedido ao Professor Cartelle o Título de Cidadão Honorário de Pedro Leopoldo. “Nossa iniciativa de dar este merecido destaque ao professor é motivo de muita alegria porque reconhecemos oficialmente suas relevantes contribuições ao município. E agora, após tanto trabalho em prol de nossa região, ele nos dá mais este presente. Somos a terra do Tigre Dente de Sabre e o berço de Luzia”, disse

A espécie encontrada e batizada por Lund, o Smilodon Populator, é a maior entre as três espécies conhecidas do Tigre Dentes de Sabre, sendo que alguns chegam a pesar mais de 400 quilos.

Prefeita Eloisa, Professor Cartelle, Secretária Municipal de Cultura, Patrícia Rafael e a vice Ana Paula Santos