Pedro Leopoldo busca informações para compra de 100 mil doses para o município

Consulado Russo (Sputnik V) e representantes da Oxford (Astrazeneca) foram contatados

A Prefeitura de Pedro Leopoldo iniciou na semana passada a busca por informações para aquisição de 100 mil vacinas para o município. Um protocolo de intenção de compra da Sputnik V, com pedido de valores e de prazo de entrega, foi encaminhado na sexta-feira, 12, diretamente para o Consulado da Rússia. O consulado é o único caminho oficial de interlocução com o Fundo de Investimentos Direto da Rússia, responsável pela comercialização do imunizante.

De acordo com a Cônsul Honorária da Federação da Rússia em Minas e Vice-Presidente regional da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Carolina Bernardes Machado, a expectativa é de que as doses cheguem ainda neste primeiro semestre de 2021. “As tratativas com a Anvisa continuam. E estamos confiantes na aprovação, principalmente pelo fato de também já estar em análise pela Agência Europeia, que é parceira da Anvisa. Então, a qualquer momento podemos ter a aprovação da Agência Europeia. Isto acontecendo, a Anvisa poderá aprovar em 72 horas, caso não aprove ainda antes da Agência Europeia”, disse.

Já na manhã desta segunda-feira, 15, representantes da vacina Astrazeneca estiveram no gabinete da Prefeita Eloisa para responder aos questionamentos do executivo sobre uma possível aquisição das vacinas de Oxford. A reunião contou com representantes comerciais ligados ao instituto Serum, fabricante autorizado da Vacina contra o Coronavírus, acompanhados dos advogados do ARF Advogados. “A prefeita Eloísa de Tadeu, a vice-prefeita Ana Paula, o chefe de gabinete Ângelo Tadeu e o Secretário de Saúde Hélio Néri, receberam muito bem todos os presentes e demonstraram enorme interesse na resolução da questão, mas estão estudando todas as alternativas para buscar a melhor opção para o povo de Pedro Leopoldo”, disse Leonardo Anacleto, representante do imunizante.

Importante salientar que qualquer negociação necessita de aprovação e liberação jurídica. “Estamos nos movimentando, buscando opções. Mas tudo só será feito com total segurança, observando atentamente as liberações por parte dos órgãos sanitários e dos órgãos judiciais. E claro, atentando às reais condições financeiras do município”, declarou a Prefeita Eloisa Helena.

O orçamento solicitado foi de 100 mil doses para Pedro Leopoldo (sendo 50 mil pessoas – 1ª e 2ª doses), uma vez que o município possuía, no último censo, 64 mil habitantes, e menores de 18 anos ainda não estão aptos a receber a vacina contra a Covid-19.