Pedro Leopoldo intensifica fiscalização para cumprimento do novo decreto contra a Covid-19

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, a pedido da Prefeita Eloisa Helena, tem ampliado a fiscalização para que sejam cumpridas as regras estabelecidas no decreto 2081, de 11 de março, contra a propagação da Covid-19 no município. Para isto o Executivo conta com o trabalho da Secretaria de Segurança Pública e da parceria da Polícia Militar de Minas Gerais.

Guarda Civil Municipal

No primeiro final de semana de validade do novo decreto, a Guarda Civil Municipal (GCMPL) recebeu 53 denúncias de irregularidades. Entre os locais em que os agentes de segurança compareceram estão bares, restaurantes, supermercados, campos de futebol, praças e sítios. “Fiscalizamos diversos locais, incluindo as denúncias recebidas e as rondas de rotina, com o intuito de reduzir o número de casos de Covid-19 no Município. Durante as abordagens, alguns comerciantes ainda insistiram em desobedecer o decreto, mas a maioria foi colaborativa”, avaliou Jaqueline Aparecida, Comandante da Guarda Civil de Pedro Leopoldo.

Na sexta-feira, 12, a GCMPL contou com o apoio da Vigilância Sanitária, com o objetivo de orientar os comerciantes e sanar algumas dúvidas. Segundo a Comandante da Guarda, entre as principais dúvidas dos comerciantes e entre o maior número de questionamentos via DISK COVID-19, se destacaram perguntas sobre a proibição de consumo de bebidas alcoólicas, da prática de esportes coletivos, do horário de encerramento do expediente e sobre o transporte coletivo urbano. “A GCMPL continuará com as fiscalizações, diurna e noturna, mas contamos com a ajuda da população para denunciar e para que respeitem as novas determinações. Neste momento, toda ajuda é bem-vinda. Fechamos a semana com saldo positivo e muita esperança que esta situação logo passará”, destacou a Prefeita Eloisa Helena.

Polícia Militar

A PM também atuou na fiscalização, em parceria com a Prefeitura. Na manhã de sexta-feira, 12, a Prefeita Eloisa Helena se reuniu com o Coronel Godinho na Cidade Administrativa para tratar sobre o apoio da Polícia Militar neste contexto de pandemia. Uma fiscalização mais rigorosa por parte da PM para fazer valer o cumprimento dos decretos municipais foi uma das pautas do encontro. De acordo com o Comandante da 11ª Cia da PM, Tenente Coronel Flávio Almeida, a ação no fim de semana em Pedro Leopoldo foi tranquila. “Durante a operação referente ao estágio operacional 2021 realizamos diversas operações. A ação foi bem tranquila. Contamos com duas viaturas de apoio do Comando Geral, além do apoio dos alunos do curso de formação de soldado”, disse. A PM ainda informou que foram realizadas 32 abordagens relativas ao cumprimento do uso de máscara e sobre as orientações de permissões para o horário noturno.

Ônibus

Na última sexta-feira, 12, a prefeita Eloisa, a vice-prefeita Ana Paula e o Secretário de Segurança Pública de Pedro Leopoldo, Antônio Cardoso, se reuniram com Gilberto Tavares, representante da empresa Unir, para cobrar da concessionária o cumprimento da notificação para retorno de 100% da frota e dos horários dos coletivos. Foi reforçada ainda a exigência de que nenhum ônibus circule com número de passageiros superior ao número de assentos. “A empresa foi bastante receptiva quanto às solicitações e disse que irá avaliar ainda outras necessidades que se façam necessárias para colaborar com o Município no combate ao coronavírus. Estamos fazendo nossa parte. E com a participação e conscientização de todos, será mais fácil vencer este momento difícil”, concluiu a vice-prefeita Ana Paula Santos.