Pedro Leopoldo inaugura primeiro Centro Especializado de Apoio à Inclusão da região

Com o objetivo de garantir a qualidade educacional dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais matriculados nas escolas do município, a Prefeitura de Pedro Leopoldo inaugurou, na última quarta-feira (29), o Centro Especializado de Apoio à Inclusão (CEAI). Os atendimentos serão feitos no prédio antes ocupado pela Creche Vó Nenzinha que, em março, foi transferida para um espaço mais amplo e estruturado.

A cerimônia de inauguração do CEAI foi aberta com a apresentação da prestigiada fanfarra da APAE. Participaram do evento o Prefeito Cristiano Marião, o Vice-Prefeito Salim Salema, a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, os servidores da Secretaria, o Presidente da APAE PL, Reginaldo Saraiva, a equipe pedagógica da instituição e famílias atendidas. Parceira da SME, a APAE dará consultoria aos profissionais do CEAI.

Aos 133 alunos com necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação identificados em mapeamento será oferecido Atendimento Educacional Especializado. O CEAI funcionará em dois turnos em 2 Salas de Recursos Multifuncionais. Uma terceira sala será implantada na Escola Municipal Izabel Gomes Teixeira, região Norte, funcionando nos dois turnos como um anexo do CEAI.

Os alunos com outras necessidades educacionais especiais, não considerados público da educação especial pela Política Nacional de Educação, mas que apresentam limitações importantes no processo de aprendizagem (alunos com dislexia, TDAH, Transtorno das Habilidades Escolares etc), poderão receber apoio educacional.

Para Denise, a inauguração do CEAI é a realização de um sonho. “Assim que assumi a Secretaria, apresentei o projeto ao Prefeito e fiquei muito feliz ao perceber que a ideia ia de encontro ao que a Administração esperava. Hoje estamos realizando este sonho, possibilitando que as crianças e seus familiares sejam acolhidos da melhor forma. Este espaço certamente nasce para fazer a diferença na vida das pessoas e pertence a todos aqueles que dele necessitam”, afirmou.

O Prefeito Cristiano Marião frisou que a Prefeitura tem se empenhado em promover melhorias sobretudo nas áreas da Saúde e da Educação. “Esta semana foi muito especial, pois inauguramos dois centros de grande importância para o desenvolvimento das crianças, jovens e apoio às famílias: o Crer Ser e, agora, o Centro Especializado de Apoio à Inclusão. São dois equipamentos que contribuem para tornar Pedro Leopoldo uma cidade que se preocupa com a implementação de políticas públicas eficientes na inclusão social”, frisou.

Mãe de uma criança especial atendida pela Rede Municipal de Educação, Gisele Barbosa Silva agradeceu o empenho da Administração, da Secretaria de Educação e equipe do Centro Especializado de Apoio à Inclusão. “As nossas dificuldades, como pais de crianças especiais, são muitas e diárias. Mas não podemos desistir de nossos filhos. Recebi vários nãos ao longo da minha trajetória com a minha filha, mas hoje, graças a Deus, ela está falando e se desenvolvendo. Todos nós merecemos as mesmas oportunidades. E este espaço é maravilhoso e muito importante por tornar a inclusão possível”, disse emocionada.