Dívida do Estado com Pedro Leopoldo ultrapassa R$ 11 milhões

A Associação Mineira dos Municípios (AMM) divulgou, no dia 24 de julho, um balanço atualizado do passivo do estado com as 853 cidades mineiras. O valor da dívida atingiu os R$ 7,3 bilhões. A fatia que cabe a Pedro Leopoldo está em R$ 11.078.220,78, sendo mais de R$ 6 milhões dizem respeito a repasses que deveriam ser direcionados à área da saúde.

Para o Prefeito Cristiano Marião a retenção de recursos está colocando as prefeituras em situação complicada “O impacto disso para as cidades que já sofrem com os efeitos da crise é muito grande. Recursos estão sendo realocados para que os serviços básicos não sejam prejudicados. Com isso, estão sendo comprometido todo o planejamento feito para as cidades “, disse.

Sem repasses e até mesmo sem previsão para a regularização, algumas cidades foram levadas a tomar medidas drásticas: paralisar serviços de Saúde e Educação. Na região Leste de Minas, Itabirinha e Central de Minas já confirmaram que terão que reavaliar prioridades. No Vale do Rio Doce, Governador Valadares já iniciou a interrupção de serviços. Nesta segunda-feira (30), Valadares teve o transporte escolar dos alunos das instituições do Estado temporariamente suspenso até a regularização dos repasses.

De acordo com o Prefeito Cristiano Marião, em Pedro Leopoldo foi realizado um plano de enfrentamento da crise com medidas de contenção de despesas. Ele afirma, no entanto, que a Procuradoria Jurídica do Município acompanha de perto a situação e, nos próximos dias, vai acionar o Estado judicialmente.

Reunião no TCMG

No início de julho, o Prefeito Cristiano Marião e outros doze chefes do executivo municipal de cidades da região se reuniram com o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Cláudio Couto Terrão, para relatar as dificuldades dos municípios em decorrência da falta de repasses do Estado.