Prefeitura de PL alerta para a continuidade das ações de combate ao mosquito Aedes no inverno

Transmissor das chamadas arboviroses – dengue, febre amarela, febre Chikungunya e o Zika vírus -, o mosquito Aedes aegypti tem capacidade de se reproduzir também no inverno. Cada vez mais quente e irregular em relação aos índices de chuva, a estação está longe de ser período de descanso para quem lida com o combate ao mosquito no Município. Os agentes de endemias são enfáticos ao afirmar que as ações contra o mosquito devem ser promovidas ao longo de todo o ano.

Em Pedro Leopoldo, o Comitê das Arboviroses (antigo Comitê da Dengue), continua atuante em pleno inverno. Na última quarta-feira (1), o grupo, composto por membros da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Comunicação, iniciativa privada e membros da sociedade civil, reuniu para tratar das ações de prevenção às arboviroses. O Comitê tem como missão se antecipar à época crítica para a incidência das doenças.

Os hábitos de limpeza e a observação cuidadosa do espaço residencial continuam sendo os principais trunfos contra o mosquito e a transmissão das doenças a ele associadas. “A maneira mais eficaz de prevenir as doenças é impedir o ciclo de reprodução do Aedes. Nesse sentido, observar e, se possível, eliminar recipientes que possam armazenar água é fundamental”, frisa o Coordenador de Zooneses Daniel Lucas do Carmo.

De acordo com o Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Leonardo Viana, o combate ao mosquito requer atenção para “o que não está ao alcance do olhar”. “Calhas entupidas, lonas em telhados e até mesmo pequenos objetos em jardins, que regularmente são molhados, requerem uma observação cotidiana por parte do morador”, alerta.

Para o Prefeito Cristiano Marião, o combate ao Aedes deve ser uma ação permanente de todos. “Não existe época propícia para se tornar mais consciente em relação aos nossos deveres como cidadãos. O hábito de manter terrenos, jardins, calhas limpas e caixas d’água bem fechadas demonstra responsabilidade social. Quando a gente cuida da nossa casa, nós estamos cuidando de toda cidade e das pessoas”, disse.