Secretaria Municipal de Saúde emite nota técnica informativa sobre surto de conjuntivite

A conjuntivite é uma doença que ocorre o ano todo, contudo no período do verão e na ocorrência de eventos de massa, como o carnaval, observou-se um aumento no número de casos em diversas cidades do Brasil: Salvador, Maceió, Goiânia, Rio de Janeiro, Caldas Novas, com destaque para essa última que registrou mais de 2.000 casos da doença.
Várias cidades de Minas Gerais, também tiveram um aumento do número atendimentos. Em Pedro Leopoldo, os casos de conjuntivite começaram a ser notificados como surto a partir de 12/03. Até o momento foram registrados 112 casos da doença.
A conjuntivite caracteriza-se por olhos avermelhados (hiperemia da conjuntiva), lacrimejamento, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção esbranquiçada em pouca quantidade, sensação de areia nos olhos. São autolimitadas e com duração de aproximadamente 15 dias até a evolução para a cura. Os agentes etiológicos virais mais comuns são os adenovirus e os enterovirus.
A conjuntivite pode ser causada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.). A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente, por objetos contaminados (equipamentos oftálmicos, toalhas, travesseiros, lenços, lápis, copos etc.), quando não são observados cuidados de higiene pessoal. Dissemina-se, rapidamente, em ambiente fechado como escola, creche, escritório, fábricas. A infecção confere imunidade tipo-específica. Não existem vacinas contra essa infecção.
Medidas preventivas:

15 passos simples que podem reduzir a ocorrência da conjuntivite:

1. Nunca compartilhe itens pessoais, como maquiagem, travesseiros, óculos e toalhas de mão/rosto
2. Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar e evite esfregar ou tocar os olhos
3. Nunca compartilhe suas lentes de contato com outra pessoa e pare de usar se começar a apresentar os sintomas;
4. Lave as mãos frequentemente, especialmente quando passar tempo na escola ou em outros lugares públicos;
5. Mantenha acessível um desinfetante manual (por exemplo, álcool gel) e use-o com frequência;
6. Limpe sempre as superfícies com um antisséptico apropriado;
7. Se você sabe que sofre alergias sazonais, pergunte ao seu médico o que pode ser feito para minimizar seus sintomas antes de começar;
8. Ao nadar, use óculos de natação para se proteger de bactérias e outros microrganismos na água;
9. Ande sempre com lenços de papel para secar ou limpar os olhos e jogue-os fora após o uso; Não guarde os lenços contaminados no bolso para reutilização;
10. Não use lentes de contato ou maquiagem na região dos olhos enquanto eles ainda estiverem vermelhos ou irritados;
11. Separe sua toalha de rosto e travesseiro, de preferência troque a fronha e a toalha todos os dias;
12. Use apenas o medicamento indicado pelo seu médico e lave os olhos com água filtrada ou tratada;
13. Faça compressas frias várias vezes por dia e lave o rosto e os olhos com água gelada sempre que possível;
14. Em caso de baixa de visão, procure novamente seu oftalmologista;
15. Evite a reinfecção não utilizando novamente a maquiagem ou lentes de contato que possa ter usado no período que estava doente.

Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos. Recomenda-se cuidados de higiene pessoal, como lavar com frequência as mãos e o rosto com água e sabão; evitar coçar os olhos; usar, quando possível, lenços e toalhas descartáveis e/ou individuais; utilizar travesseiros individuais; evitar o uso de objetos (lápis, copos) de pessoas com conjuntivite; evitar atividades de grupo, enquanto secreção ocular estiver presente, evitar frequentar piscinas e uso de lentes de contato; limpar com as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite com água e sabão e, posteriormente, com álcool 70%.
Todo o caso de conjuntivite deve ser encaminhado ao serviço de saúde para diagnóstico e orientações, quanto ao tratamento e controle.

Rachel Lage Brito
Técnico Superior de Informação de Saúde/ Epidemiologia

Helio Renato Neri
Técnico Superior de Informação de Saúde/Epidemiologia