Prefeitura inaugura Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Municipal Izabel Gomes

Na Secretaria de Educação já existem três salas com atendimentos aos alunos inseridos como público na Política Nacional de Educação

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou no último dia 06 de maio, a Sala de Recursos Multifuncionais na Escola Municipal Izabel Gomes Teixeira.

A implantação destas salas nas escolas públicas municipais atende a necessidade da educação brasileira de promover condições de acesso, participação e eliminar barreiras de desenvolvimento e aprendizagem de alunos da educação especial no ensino regular. Assim, é possível promover a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização.

A princípio serão atendidos na nova sala 32 alunos que possuem necessidades educacionais especiais, direcionada para alunos da instituição e outros próximos da região norte. Na Secretaria Municipal de Educação já existem três salas com atendimentos aos alunos inseridos como público na Política Nacional de Educação.

Eloisa Helena, Prefeita Municipal, destacou a importância de uma educação de qualidade. “Aqui em Pedro Leopoldo, visamos dar um ensino de qualidade a todos os alunos, sem exceção. Por isso, damos tamanha importância aos projetos educacionais como o NAPE, que funciona na SME, e, agora, às Salas de Recursos”, disse.

Já a Secretária de Educação, Cláudia Resende, falou sobre a importância de ações como essa e do compromisso com a comunidade escolar. “A abertura dessa sala demonstra o compromisso e responsabilidade desta gestão com a educação inclusiva. Iremos expandir esse atendimento, com a abertura de salas de recursos multifuncionais em outras instituições do município. Trata-se de uma política pública de suma importância e estamos trabalhando para que se torne um projeto de lei, a fim de garantir o atendimento educacional especializado dos alunos com necessidades especiais. É com muita alegria que entregamos esse recurso para a comunidade escolar da região norte”, reforçou.

Em 2021 foi inaugurado o NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado, que foi readequado pela Prefeitura com locais para oferta do AEE – Atendimento Educacional Especializado. Nestes espaços também são atendidos 32 alunos em horários individualizados, com capacidade de atendimento de até 96 alunos. Esse agrupamento depende dos objetivos e aspectos cognitivo, psicomotricidade, comunicação ou linguagem e socioemocional, que serão trabalhados com os alunos.