Pedro Leopoldo vai adotar medidas mais rígidas no combate à Covid-19

A Prefeita Eloísa Helena e a vice Ana Paula Santos participaram hoje, segunda-feira, 8, junto a outros prefeitos e representantes das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e membros do governo de Minas, de uma reunião no Palácio das Artes em Vespasiano, para definir em conjunto, novas estratégias para conter o avanço do contágio pelo coronavírus. Eloísa e Ana se posicionaram a favor de intensificar o combate à pandemia, com medidas mais restritivas, devido ao novo cenário da pandemia, com agravantes no que diz respeito, sobretudo, à lotação em ocupação de leitos e ao alto nível de transmissão em Minas Gerais. Entre as medidas a serem adotadas estão toque de recolher de 20h às 5h, proibição de consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais e fiscalização do transporte coletivo com auxílio da Polícia Militar. Apesar disso, o comércio seguirá aberto dentro dos protocolos estabelecidos.

A faixa foi chamada de “onda lilás”, intermediária entre a roxa e a vermelha do programa estadual Minas Consciente, e, em Pedro Leopoldo, deve entrar em vigor ainda esta semana, com decreto a ser publicado, com validade por 21 dias para reavaliação do cenário. “O quadro mudou e precisamos agir. A proposta é de uma onda vermelha híbrida, ou seja, com mais restrições. Não chega a ser roxa, que é bem mais proibitiva, mas também não fecha o comércio por completo. O objetivo é primeiramente a manutenção da vida, aliada à preservação da atividade econômica. Basicamente o que muda com relação ao funcionamento dos serviços essenciais é o toque de recolher (das 20h às 5h), maior fiscalização do transporte coletivo e a venda de bebidas alcoólicas. Os detalhes sobre estas novas medidas estarão no decreto que publicaremos ainda esta semana”, disse Eloísa Helena.

Pedro Leopoldo tem hoje, dia 08 de março, 55% de leitos de enfermaria ocupados, mas, segundo o Diretor Clínico do Hospital Municipal, Dr. Filipe Milani, os números vêm crescendo com muita rapidez nos últimos dias. “A quantidade de atendimentos está aumentando muito. Neste final de semana e na manhã desta segunda-feira, 8, haviam muitas pessoas aguardando consulta, todas com suspeita de Covid. Vale lembrar que aqui em Pedro Leopoldo temos capacidade de manter pacientes com cateter nasal, mas não temos CTI e dependemos da Central de Regulação de Leitos de BH”, avaliou.

Segundo dados divulgados nesta segunda pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas Gerais soma 924.572 casos de COVID-19 (1.999 nas últimas 24 horas) e 19.548 mortes.