Pedro Leopoldo mantém isolamento intermitente em junho

Na próxima segunda-feira, 01, Pedro Leopoldo reabre alguns estabelecimentos comerciais que estiveram fechados esta semana para avaliação da estratégia de isolamento intermitente. Neste modelo de funcionamento adotado pelo Município, alguns serviços não essenciais puderam abrir por três semanas (4 a 23 de maio) e tiveram que fechar na quarta (25 a 31 de maio). Após minuciosa análise do período da abertura dos últimos dias, o Comitê Gestor de Enfrentamento ao Covid-19 decidiu por reabrir o comércio usando o mesmo modelo intermitente. Além dos essenciais e dos estabelecimentos já liberados no decreto anterior, agora, outros serviços poderão voltar a funcionar, desde que sigam criteriosamente todas as regras para evitar o contágio pelo coronavírus.

A decisão da reabertura foi tomada levando em consideração indicadores regionais de saúde, assim como a capacidade do sistema, a relação do número de casos confirmados de Covid-19 na cidade e no Estado, a oferta de testagem e a quantidade de leitos. “A avaliação sobre o isolamento intermitente é positiva. Primeiramente porque apesar do número de infectados ter aumentado, estando hoje com 16, ele ainda está bem abaixo da taxa de infecção do Estado. Além disto, o sistema da região ainda não está com a capacidade comprometida, o município ampliou a capacidade de testagem, adquiriu um novo hospital para atender inicialmente casos suspeitos e separou leitos exclusivos para atendimentos relacionados ao Covid, ainda com menos de 20% de ocupação”, avaliou o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

Com esta estratégia, o município de Pedro Leopoldo busca equilibrar as necessidades econômicas, sem desrespeitar as regras sanitárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o recuo da estratégia no futuro pode ser determinado por alguns indicadores, entre eles, a capacidade do sistema de saúde local e regional.

Novo grupo de comércio que poderá abrir

Imobiliárias e corretagem de imóveis, comércio varejista de brinquedos e artigos recreativos, de bicicletas, de caça, pesca e camping, de plantas, flores, sementes e outros produtos agrícolas, centros de formação de condutores, além de clínicas de estética, salões de beleza e barbearias. Todos deverão seguir criteriosamente todas as regras para evitar o contágio pelo coronavírus, no entanto, clínicas de estética, salões de beleza e barbearias terão ainda regras específicas de funcionamento.