Pedro Leopoldo tem um caso confirmado de coronavírus

Na manhã de segunda-feira, 27, a Prefeitura de Pedro Leopoldo foi notificada pelo Estado sobre a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município. Em live realizada no mesmo dia do comunicado oficial do Governo de Minas Gerais, o Prefeito Cristiano Marião e o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões, esclareceram o fato à população. “Trata-se de uma paciente do sexo feminino, moradora da região central da cidade, que desenvolveu um quadro leve da doença e foi devidamente monitorada e orientada quanto à necessidade do período de isolamento, prazo esse que já foi devidamente cumprido”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

A paciente tem 56 anos e trabalha como profissional da área da saúde fora da cidade de Pedro Leopoldo. Logo que se enquadrou nos casos suspeitos do Covid-19 a própria paciente fez o exame em laboratório particular, não tendo comparecido em nenhuma unidade de saúde de Pedro Leopoldo.

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando todo o acompanhamento junto a paciente. “Tudo está sendo feito de maneira protocolar, seguindo todas as orientações médicas. O mais importante é que a paciente está bem. É muito importante que continuemos praticando todas as medidas para evitar a propagação desse vírus em nossa cidade. Lavem bem as mãos, usem máscara e, os que puderem, fiquem em casa”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

No último boletim, de 27/04, constavam 258 casos notificados, 231 aguardando resultados, 27 descartados, um óbito suspeito e um caso confirmado de Covid-19 em Pedro Leopoldo. A realização de exames para COVID-19 segue rigorosamente o PROTOCOLO DE INFECÇÃO HUMANA PELO SARS-COV-2 N° 03/2020 – 03/04/2020 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Todas as definições sobre este tema, incluindo a disponibilidade de exames são de responsabilidade do Estado e do Ministério da Saúde.