Prefeitura amplia investimentos nos esportes

Entender o esporte como instrumento para o desenvolvimento humano e da sociedade tem reduzido os índices de criminalidade, álcool, drogas e violência na juventude de todo o mundo. Foi pensando nisto que a atual gestão de Pedro Leopoldo tem investido consideravelmente no esporte. São diversas ações, parcerias, apoios e projetos de lei que visam incrementar o setor que pode ser considerado como uma das principais ferramentas de transformação social, sobretudo para os jovens.

Pista de Skate

Um dos primeiros feitos desta administração foi lutar para concretizar o sonho da juventude local em ter um espaço adequado para a prática de skate. A inauguração da Pista de Skate Plaza, na Praça da Estação, pôs fim à uma longa espera dos jovens pedroleopoldenses.

ICMS Esportivo

Pela primeira vez Pedro Leopoldo é um dos municípios mineiros que está habilitado para receber o ICMS Esportivo. O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos para distribuição da cota-parte do ICMS pertencente aos municípios. Por este critério, os municípios pontuam e recebem recursos de acordo com as atividades esportivas que realizaram, desde que possuam conselho municipal de esportes em pleno funcionamento, como é o caso de PL. O mecanismo busca fomentar a realização de eventos e programas, bem como a organização da política esportiva em Minas Gerais. “É uma grande conquista, porque a cidade nunca recebeu ICMS esportivo, desde que foi instituído em 2009. Ter o Conselho de Esportes ativo também foi fundamental para garantir a classificação de Pedro Leopoldo. Apesar dele existir desde 2003, estava parado e foi reativado em 2017”, lembrou Marião.

Bolsa Atleta

O projeto de lei do Prefeito Marião que institui o Programa Bolsa Atleta no município foi aprovado na Câmara de Pedro Leopoldo neste mês. A iniciativa busca apoiar os esportistas amadores que moram na cidade com incentivos em dinheiro, que poderão ser pagos mensalmente ou eventualmente, dependendo da natureza do projeto apresentado pelo atleta.

Apoio à Liga

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer, Juventude e Turismo, via Termo de Fomento 001/2019, apoia a Liga de Futebol Amador de Pedro Leopoldo, entidade que promove diversos campeonatos na cidade, incluindo Campeonato de Futebol Amador, Copa Criança Esperança, Copa Sub 11 e Sub 13 e Torneio Regional 50então Campeonato Master 40tao. O valor repassado pela Prefeitura à Liga é de R$ 158.960,00 por ano.

Jempel/Jempelzinho

Mesmo com todas as barreiras e restrições que o momento atual do país exige, a Prefeitura de PL conseguiu realizar mais uma vez os Jogos Estudantis do Município de Pedro Leopoldo (Jempel). E este ano, além de 23 instituições escolares com idade entre 11 e 16 anos, nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, queimada mista, vôlei e xadrez, a atual gestão incluiu pela primeira vez o Jempelzinho, festival esportivo que reuniu alunos das séries iniciais e fundamental menor das escolas municipais. A participação da turma infantil foi um enorme sucesso.

Xadrez

Pedro Leopoldo irá sediar pela primeira vez a ‘Copa dos Campeões de Xadrez, torneio da Federação Mineira que acontece no dia 28 de setembro na cidade. A prática do xadrez desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

Escola de Campeões

A atual administração lançou neste semestre o maior projeto de esportes da cidade. O Programa Escola de Campeões, através do termo de colaboração nº 001/2019 assinado pelo Prefeito Marião, implantou escolas de esportes especializados nos bairros Vera Cruz, Ferreiras, Santo Antônio da Barra e na região central. A iniciativa tem como principal objetivo ocupar o tempo ocioso dos estudantes com atividades que contribuam para a formação de bons cidadãos. Inicialmente o projeto irá atender cerca de mil pessoas do município. A atual gestão pretende ampliar o programa para as demais regiões o mais breve possível.