Pela 1ª vez Hospital de Pedro Leopoldo está habilitado a realizar hemotransfusão

A novidade permite que os pacientes que necessitam de transfusão de sangue possam fazer o procedimento no próprio Hospital, sem necessidade de ser removido para outra unidade de saúde. Conquista do alvará para o procedimento só foi possível graças às melhorias realizadas pela atual gestão na unidade de saúde

Mais um importante avanço para a saúde pública de Pedro Leopoldo foi conquistado pela atual gestão. Pela primeira vez a cidade está apta a realizar transfusão de sangue. A liberação do alvará só foi possível devido às ações e adequações realizadas no Hospital Municipal e Pronto Atendimento Central, incluindo adaptações junto à Vigilância Sanitária, descrição de todos os processos e melhorias, treinamentos de equipe de enfermagem e médicos, obras, adaptação de sanitários em todos os banheiros para portadores de mobilidade reduzida, aquisição de itens pontuais como lixeiras com identificação do tipo de resíduo a ser descartado, identificação de leitos e investimento em capacitação de toda equipe. “Diante desta ação conjunta e de diversas reuniões e ações na saúde, conseguimos finalmente o Alvará Sanitário para nosso Hospital, documento que Pedro Leopoldo nunca teve e que é pré-requisito para iniciarmos o processo junto ao Hemominas”, disse o Secretário de Saúde, Fabrício Simões.

Todo processo para o início das atividades já foi concluído pela Secretaria Municipal de Saúde, contrato assinado e publicação no Diário Oficial. O Município aguarda somente uma vistoria final do Hemominas para começar a realizar o procedimento na cidade. “É uma conquista considerável, que Pedro Leopoldo nunca havia conseguido. Antes tínhamos que levar os pacientes para outro hospital, o que nem sempre era possível devido à instabilidade do paciente e agora será possível fazer tudo no Hospital Municipal, sem depender de vaga em outro local. Para isso, médicos e enfermeiros foram treinados e capacitados para execução do procedimento. É um conforto e praticidade a mais para os usuários que precisam usar este tipo de serviço pelo SUS”, destacou o Prefeito Cristiano Marião.

O fornecimento de hemocomponentes serão liberados pela HEMOMINAS/Fundação Hemominas na modalidade de Assistência Hemoterápica, para atendimento exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS com a interveniência da Agência Transfusional do Instituo Nacional de Desenvolvimento Social e Humano – INDSH.