Pedro Leopoldo apresenta queda no número dos casos de Dengue

Graças a um intenso trabalho da Prefeitura, a curva das arboviroses – Dengue, Zika e Chikungunya – tem apresentado queda em Pedro Leopoldo, mas ainda não é hora de relaxar com as medidas

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância em Saúde e todos os seus servidores, atuou de forma incisiva no combate à Dengue durante a epidemia e segue atuando, em um trabalho contínuo.

A Vigilância em Saúde vem realizando o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, o LIRA. Um método simplificado para obtenção rápida de indicadores, que permite conhecer a distribuição da doença. Além disso, foram feitos mutirões de atendimentos a denúncias de locais com focos de Dengue, mutirões de limpeza e recolhimento de entulhos, Carro Fumacê, visitas dos Agentes de Endemias, ações educativas em empresas privadas e escolas, visitas a pontos estratégicos e participação em projetos junto ao Governo do Estado de Minas Gerais. Além, ainda, da ampliação dos horários de atendimento médico nos postos de saúde, abertura de salas de hidratação, pactuação e destinação de pneus e outros criadouros do mosquito, trabalhos de conscientização em rádios locais e redes sociais do Executivo, contratação de novos ACE´s, capacitações e muito mais.. O trabalho é realizado em todo o município de forma alternada.

De fevereiro a março deste ano, mais de 300 toneladas de inservíveis foram recolhidas e cerca de 30 mil imóveis foram visitados em várias regiões, incluindo Fidalgo, Quinta do Sumidouro, Lagoa de Santo Antônio, Morada dos Angicos, Quinta das Palmeiras, Santa Tereza, Dom Camilo, Teotônio Batista de Freitas, Novo Campinho, Felipe Cláudio, Adélia Issa, Morada dos Hibiscos, Andyara, Maria Cândida, Campinho, Manoel Brandão, Triângulo, Joana Darc, Romero de Carvalho, São Geraldo, Magalhães, Santo Antônio, Dr. Lund, São José, Santo Antônio da Barra, Horta Comunitária, Jardinópolis, Ferreiras, Fazendinha, Vera Cruz, Casados, Coqueirinho, Olaria, Tapera, Maria de Lourdes e Centro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, de 01/01 a 10/05 o município registrou 6145 casos suspeitos de Dengue, dos quais 1013 foram confirmados. Quanto à Chikungunya, foram confirmados 107 casos. Nas redes sociais da Prefeitura, um internauta questionou os números de casos confirmados para suspeitos, apresentados pelo boletim epidemiológico. A Técnica Superior da Informação da Saúde, Rachel Lage, explica que isso não é exclusivo de Pedro Leopoldo e que parte dos números de casos não encerrados se deve ao grande fluxo da FUNED. “Os dados são formados a partir da suspeita do caso de Dengue e muitos destes casos não chegam a realizar exames, então são encerrados, ou seja, concluídos como positivos ou negativos por critério clínico-epidemiológico. Parte dos números de casos não encerrados se deve ao grande fluxo da Fundação Ezequiel Dias, a FUNED. Não é apenas o município de Pedro Leopoldo que tem tido essa diferença. É uma situação em todo o território nacional. É importante ressaltar que todas as medidas são tomadas a partir do caso suspeito, sem esperar a confirmação para que as medidas de controle e bloqueio sejam tomadas. O mais importante é manter atualizado o quadro de casos suspeitos e confirmá-los assim que possível”, explicou.

A Prefeita Ana Paula Santos pediu a colaboração também da população. “É um alívio saber da diminuição dos casos. Contudo, nunca será o momento de afrouxar os cuidados. É preciso que todos nós tenhamos como rotina o cuidado do nosso quintal e de tudo aquilo que pode fazer com que a água fique parada”, finalizou.