Prefeitura Municipal inaugura novo espaço do CEMAI Vó Nenzinha, amplia atendimento da escola integral e nas creches

A partir deste semestre, a Secretaria Municipal de Educação conseguirá atender mais 200 crianças de 0 a 3 nos CEMAIs do município. Isso será possível devido ao início da escola integral nas escolas municipais Luiz de Melo Viana Sobrinho e Pedro Leopoldo voltada, exclusivamente – ao menos no primeiro momento – para as crianças de 3 a 6 anos matriculadas nas instituições e que frequentavam as creches no contraturno escolar.
Contando com os cerca de 60 alunos já atendidos na Escola Municipal Raimundo Salvador, no bairro Teotônio Batista de Freitas, e as cerca de 400 crianças que desenvolvem atividades culturais e esportivas nos projetos AABB Comunidade e Gente Cuidado de Gente – parceria da Prefeitura Municipal com a AABB e LafargeHolcim, respectivamente -, a Rede Municipal passa a atender cerca de 600 crianças em período integral.
Outro fator que contribuiu para a ampliar o número de vagas nas creches foi a mudança do CEMAI Vó Nenzinha. O novo espaço, mais amplo e adaptado, proporcionará o acolhimento de cerca de até 100 crianças de 0 a 3 anos. Será a primeira instituição do município com atendimento a uma faixa etária específica e indicada para os CEMAIs. As crianças que aguardavam na fila de espera já estão sendo chamadas. A inauguração do novo espaço acontece nesta sexta-feira (16).
Os 120 alunos que passaram a frequentar a escola em tempo integral e antes dividiam o mesmo espaço com os bebês nas creches estão sendo educados por meio de ferramentas adequadas à idade. É a mesma lógica pedagógica adotada nos CEMAIs. “No contraturno escolar, todas as crianças são inseridas em um universo lúdico, que perpassa a música, o teatro, a dança, a psicomotricidade, os jogos e as brincadeiras. A alimentação é outra questão a que se atenta a SME. Além do café da manhã, um almoço balanceado é oferecido aos pequenos”, detalha a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho.
A educadora do CEMAI Vó Nenzinha, Madalena Soares, vê a mudança como benefício, tanto para os bebês quanto para as crianças direcionadas à escola integral. “Nos CEMAIs, a nossa missão está relacionada ao cuidar e ao brincar. Mas na medida em que as crianças crescem, elas vão perdendo o interesse pelas atividades. Então agora poderemos dedicar mais aos pequenininhos. Já as crianças que foram para as escolas permanecerão em uma mesma instituição, não necessitarão fazer o deslocamento entre creche e escola e ainda irão receber um atendimento mais compatível com a idade delas”, opina.

De acordo com Denise, tanto a ampliação do número de vagas nos CEMAIs quanto do atendimento às crianças em tempo integral nas escolas continuam sendo objetivos perseguidos com afinco. “A nossa ideia é sempre atender mais, mas sempre prezando pela qualidade, acima de tudo. Projetamos, sim, abrir mais vagas, o que acontecerá assim que for possível. Por hora, acreditamos que estamos avançando muito com o empenho e comprometimento da equipe técnica da Secretaria e de todos os competentes servidores da nossa Rede”, afirma.
Para o Prefeito Cristiano Marião, os benefícios com a abertura de vagas vão além da questão educacional. “Há, sim, a necessidade de as crianças serem atendidas de forma específica. Mas há outra questão a ser considerada. Nesse período de crise, precisamos criar condições para que pais e mães possam trabalhar. Então temos certeza que essas 200 vagas abertas nos CEMAIs representarão muito para diversas famílias”, analisa.
De acordo com a SME, o antigo prédio do CEMAI Vó Nenzinha, na Rua 1º de Setembro, será reformado. Na última semana, foi realizada uma reunião na sede do Cisrec, em Matozinhos, para a apresentação da proposta de implantação de um Centro de Atendimento Especializado de Apoio Educacional no local. A ideia é oferecer uma capacitação contínua aos profissionais que lidam com crianças com necessidades especiais e acolher às famílias. Estima-se que o número de beneficiados, de maneira direta e indireta, seja de 1124 pessoas.