Marião vai à Brasília e volta com “Internet para Todos”

O Prefeito Cristiano Marião esteve, na última segunda-feira (12), em Brasília, para participar da cerimônia de assinaturado termo de adesão ao “Internet para Todos”. O Programa tem o objetivo de levar banda larga a regiões e municípios sem acesso ou com acesso precário à internet. O Deputado Federal Diego Andrade acompanhou a solenidade, que reuniu mais de 2,4 mil prefeitos.

O governo federal projeta que cerca de 40 mil localidades no país sejam beneficiadas pela iniciativa, que oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos. Nesta fase inicial, além de Pedro Leopoldo, outras 2.765 cidades serão assistidas. De acordo com o Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, os municípios que entraram na primeira etapa do “Internet para Todos” começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.
Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também vai arcar com as despesas de energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos. “Isso é muito importante também para as universidades, para os pesquisadores, para a área rural, áreas remotas, periferias, trazendo condições de desenvolvimento para todos em condições de igualdade. Trata-se de um programa também de inclusão social”, defendeu o Ministro.
Para o Prefeito Cristiano Marião, o programa estimula a educação e promove a justiça social. “O bom uso da internet pode levar as pessoas a atingirem sonhos que, aparentemente, são inatingíveis. Por meio das plataformas online, temos acesso a uma alta concentração de informações e conhecimento disponível a todos. Conectar as pessoas é promover justiça social”, entende. A Prefeitura de Pedro Leopoldo requereu o benefício a partir das indicações dos vereadores Sargento Aziz e João Indiano.
A internet do Programa vai ser fornecida por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017. O satélite recebeu R$ 3 bilhões em investimento e tem vida útil de 18 anos.

Conexão para escolas, hospitais e postos de saúde
O “Internet para Todos” também prevê levar banda larga a escolas, hospitais e postos de saúde, conforme o MCTIC. O Ministério firmou parcerias com outras pastas (Educação e Saúde) para viabilizar o serviço. No caso da parceria com o Ministério da Educação, a intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil instituições ainda em 2018. O MCTIC fechou ainda parceria com o Ministério da Defesa para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras.

Usuário pagará preço menor
O programa “Internet para Todos” não vai oferecer conexão gratuita, e sim ofertar conexão a preços reduzidos. A velocidade da internet do programa será 40 vezes superior à que existe hoje. Kassab assegurou que o valor cobrado pelo serviço será inferior àquele que é pago pelo usuário normal de telefonia por conta da isenção tributária do Programa. “Eu não vou aqui me aventurar a falar quanto [será menor], mas [será] da ordem de um terço”, declarou o Ministro.