Pedro Leopoldo 98 anos

O município de Pedro Leopoldo completa nesta quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022, 98 anos de sua emancipação. Diante do cenário de pandemia – que impede a realização de eventos públicos -, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma exposição que é composta por uma série de painéis, formando um circuito de histórias com alguns nomes dos moradores do município. Curiosidades, “causos” que carregam significados, e muito mais, fazem parte da exposição.

Seja bem-vindo à exposição!

Pedimos que ao visitarem a exposição na praça Francisco Cândido Xavier (Praça da Prefeitura), usem máscara e respeitem o distanciamento necessário.

Escaneou o QR Code? Então, confira a seguir as histórias que fazem parte de nosso município!

Feliz aniversário, Pedro Leopoldo!

Praça da Estação

A Praça da Estação é um dos principais pontos de referência de Pedro Leopoldo. Desde 2021 o prédio vem sendo reformado, recebendo inúmeras melhorias para ser referência em cultura e turismo na cidade. Este cartão-postal, além de fazer parte da história da fundação do município, já foi protagonista de muitas experiências de moradores e turistas que estiveram por ali. Já foi palco de casamentos, sessão de fotos, festas locais e muitos outros eventos. Quem viveu um momento marcante ali foi Guilherme Carvalho, que conta no vídeo para vocês!

Guilherme Carvalho – 37 anos Casou-se na Praça da Estação

Quinta do Sumidouro

Zélia Soares, responsável pelos cuidados da Capela da Quinta do Sumidouro. A construção da bucólica Capela de Nossa Senhora do Rosário começou no fim do século XVII. A capela é a terceira mais antiga de Minas Gerais e fica nas redondezas da Praça Fernão Dias, praça esta que recebeu iluminação de led recentemente. O local é preservado e guarda na mente dos munícipes e visitantes lindas memórias. Quem cuida com muito zelo da Igreja é a Dona Zélia, que conta um pouco sobre a Capela no vídeo.

Pista de skate

Leandro Pacheco, morador do Centro. A Pista de Skate de Pedro Leopoldo é referência em Minas Gerais, como uma das melhores do Estado. Você sabia que o pontapé inicial para a construção desta obra foi dado em 2016, com a inauguração da pedra fundamental? Hoje os skatistas têm muito orgulho do espaço. É o que conta pra gente o atleta pedroleopoldense Leandro Pacheco.

Fazenda Modelo

Gilberto Elísio Martins, morador da Fazenda Modelo. Quem em Pedro Leopoldo não conhece a Fazenda Modelo, local que existe na cidade desde 1919? Lá foi onde o médium mais famoso do mundo trabalhou entre os anos de 1933 a 1958. A bela estrada do Coqueirinho também faz parte deste cenário e recentemente recebeu ações de prevenção de incêndios para preservação do local. O Sr. Gilberto mora lá há mais de 30 anos e conhece a região como ninguém.

Bairro Teotônio Batista de Freitas

João Cânsio, morador do Bairro da Lua. O popular “Bairro da Lua” foi fundado em 1986. Quem não conhece um morador de lá? Afinal, o bairro hoje concentra mais de 10 mil pessoas! Lá tem ESF’s, escolas, CRAS, campo de futebol, comércios funcionando a todo vapor e muita gente animada e com orgulho de ser morador do Bairro, como o Sr. João Cânsio, um dos primeiros moradores do Teotônio. No que depender dele, ficará por lá para sempre. É o que ele mesmo diz! Veja no vídeo!

Fidalgo

Dona Raimunda, Moradora de Fidalgo A Praça José Pereira da Conceição fica em Fidalgo, distrito de Pedro Leopoldo. Recentemente a estrada que leva à Praça recebeu o serviço de tapa-buracos e outras melhorias. Também chamada de Praça do Zé Mineiro, é um local muito aconchegante. E tem tanta história para contar! Você sabia que lá batizavam e até enterravam pessoas? Pois é. Quem contou foi a Dona Raimunda, moradora do entorno da Praça há muitas décadas.

Ceppel

Vicente de Paula Xavier, professor de futebol do Ceppel. O Centro Poliesportivo de Pedro Leopoldo, popularmente conhecido como CEPPEL, é um local dedicado à valorização do esporte. Para o ginásio, inaugurado em 14 de fevereiro de 1982, existem projetos de melhorias. ”Paulinho do Ceppel”, professor de futebol e educador físico, trabalha neste lugar há mais de 30 anos!

Lagoa de Santo Antônio

Antônio Cirilo, morador de Lagoa de Santo Antônio. Lagoa de Santo Antônio, o berço da região norte de Pedro Leopoldo, lugar com milhares de moradores queridos e carregados de muita história! Todos têm pela querida região Norte um carinho especial. Recentemente a Lagoa, marco do bairro, recebeu o início das obras de revitalização e em breve estará ainda mais bonita e preservada! O Sr. Antônio Cirilo mora pertinho da Lagoa e conhece bem a região. Conheça a história do bairro.

Chico Xavier

Jhon Harley, estudioso da vida de Chico. Pedro Leopoldo é a cidade natal de muita gente importante, entre elas, o maior médium de todos os tempos, Chico Xavier. Os pedroleopoldenses já fizeram muitas homenagens ao mais famoso líder espírita brasileiro, entre elas, a Praça da Prefeitura Municipal, de 1980, que recebeu o nome de Praça Francisco Cândido Xavier. Em 2014 a Prefeitura inaugurou uma estátua de bronze em tamanho real na praça, local que virou ponto turístico da cidade. Jhon Harley é um estudioso da vida de Chico e fala dele no vídeo!

Quilombo do Pimentel

Valdemar do Nascimento, morador Quilombo do Pimentel. Há mais de cem anos o Quilombo do Pimentel existe em Pedro Leopoldo. Antigos contam que a expressão “Pimentel” se origina da palavra pimenta, pois os moradores eram conhecidos como sendo “bravos como pimentas”. Que nada! O pessoal lá é muito simpático e receptivo. Todos já foram, inclusive, vacinados contra a Covid-19 na própria comunidade. Prova da simpatia dos quilombolas é o Sr. Valdemar, que viveu sua infância na região, relembra locais como um grande armazém que lá existia e conta um pouco mais sobre a comunidade.

Doutor Lund

Pela Lei Estadual nº 2764, em 30 de dezembro de 1962 foi criado o distrito de Dr. Lund e anexado ao município de Pedro Leopoldo. Dr. Lund é uma espécie de vila muito charmosa de Pedro Leopoldo e muito bem cuidada, tanto pelos moradores como pela administração que mantém a capina e a limpeza em dia. Conhece Dr. Lund? O Carlos Aníbal conhece bem e vai te contar um pouco mais no vídeo do Qr code!

Vera Cruz de Minas

Distrito com clima de sítio, Vera Cruz é um dos pontos mais antigos de Pedro Leopoldo, com quase 300 anos de existência. Lá estão sediadas a Escola Municipal Cantinho Feliz e o Cemai Vovô Hilário, que receberam melhorias, a fim de dar mais conforto e qualidade na educação dos alunos da região. Quer conhecer mais da história de Vera Cruz? Aponte a câmera do seu celular para o QR Code e veja o depoimento da Sra. Divina Valadares, nascida e criada no Distrito!