Escolas da rede municipal de Pedro Leopoldo terão identificação facial para alunos

A Prefeitura de Pedro Leopoldo deu início à instalação do aplicativo Faceschool, programa que registra a frequência do aluno via reconhecimento facial e envia aos pais a notificação de presença. Entre os objetivos está a erradicação da evasão escolar

Uma novidade que faz toda a diferença. Pensando em melhorar cada vez mais o ensino e a estrutura das escolas de Pedro Leopoldo, a atual gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, começou na última semana a instalar o Aplicativo Faceschool. Trata-se de um programa que irá trazer ainda mais eficiência na gestão escolar e segurança para alunos e professores. “O aplicativo funciona da seguinte forma: ao chegar na escola o aluno se apresenta em um dos dispositivos, realiza o seu reconhecimento facial e sua frequência é registrada automaticamente naquele dia. Em seguida o sistema envia, em tempo real, uma notificação de presença no aplicativo do pai ou responsável”, explicou Cláudia Resende, Secretária Municipal de Educação de Pedro Leopoldo.

O dispositivo traz mais tranquilidade e segurança para os alunos, pais e responsáveis ao saber, em tempo real, que o aluno encontra-se dentro da escola, visando a erradicação da evasão escolar e implementação de políticas públicas a fim de elevar os índices do IDEB. O equipamento será instalado a princípio em todas as instituições de ensino fundamental e futuramente deverá ser estendido para pré-escola e outros períodos.

A diretora Micheli Ferreira, da Escola Municipal Izabel Gomes Teixeira, destacou o entusiasmo e as melhorias que o programa trará para as escolas. “É uma tecnologia que trará mais segurança para nossa escola, assim como mais organização. Com a instalação deste novo aparelho será possível ainda controlar os atrasos, evitando prejudicar o próprio aluno, colegas e professores”, disse.

Liliane Diniz, mãe dos alunos Humberto Diniz Leal e Valentina Diniz Leal da Escola Municipal José Pedro Filho, aprovou a iniciativa. “Tenho duas crianças na escola, ambas de idades e séries diferentes. Na correria do dia a dia nem sempre consigo acompanhá-los até à escola, mesmo sendo uma mãe presente e participativa. E é por isso que me sinto aliviada em receber informações dos meus filhos por este aplicativo ao chegarem na escola. É um avanço na segurança”, comemorou.

As instalações foram concluídas na terça-feira, 16, onde 44 equipamentos foram instalados em 13 instituições: Alice Lobato, Quinta do Sumidouro, Avary de Campos, Carmem Barroso, Nhazinha Carvalho, Cristiano Otoni, Heitor Cláudio, Izabel Gomes, José Elias, José Pedro Filho, Raimundo Salvador, Rosalino Marques e Santo Antônio da Barra.

Outros benefícios

Com o FaceSchool os alunos ganham mais tempo de aula com o fim das chamadas dentro de classe e mais comodidade evitando filas e aglomerações no momento de entrar na escola. Para os pais, o faceSchool traz a possibilidade de comunicação direta com a escola. O aplicativo também oferece funcionalidades como acesso ao diário de classe e informativos sobre agenda de eventos e comunicados importantes. “Há ainda a geração de economia aos cofres do município evitando o desperdício de merenda escolar com a informação da quantidade de alunos presentes nas unidades educacionais”, lembra a prefeita de Pedro Leopoldo, Eloisa Helena.

O equipamento ainda facilita o acesso dos pais às informações da escola como: mensagens, calendário, eventos e convocação para reuniões presenciais. A solução é capaz de enviar informações relevantes de forma segura, com destino individual ou coletivo, bem como é capaz de receber mensagens dos pais e/ou responsáveis facilitando a comunicação deles com a escola e vice-versa. Conteúdos extras podem ser enviados aos alunos através do aplicativo, além de informações sobre “dever de casa”, tarefas e atividades realizadas dentro da sala de aula. “Estamos sempre pensando em como melhorar os serviços de responsabilidade do município, sobretudo a educação, área de suma importância para um futuro melhor para todos. E esta é uma importante ferramenta para os gestores da educação para controle de dados estatísticos em benefícios de programas do governo, manutenção de unidades, gestão da merenda e outros recursos públicos e requisição de verbas, entre outras vantagens. Estamos orgulhosos em proporcionar isso para os nossos alunos e pais de alunos”, concluiu a Prefeita Eloisa Helena.