Prefeitura de PL inicia estudos para revitalizar a lagoa do Bairro Lagoa de Santo Antônio

A Lagoa já está cercada para a retirada de lixos e espécies de plantas venenosas

Uma antiga reivindicação dos moradores da lagoa que fica no bairro Lagoa de Santo Antônio, na região norte do município, pode estar próxima de ser resolvida. A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou na última semana, o cercamento do local para o início de estudos que vão promover a preservação e proteção do espaço.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, Mauro Lobato, nos últimos meses foi observado no local uma considerável proliferação de espécies vegetais venenosas, lixo e ocupação irregular da área, o que acaba prejudicando o ambiente e consequentemente quem mora e frequenta a região. Sobre a revitalização, Lobato afirma que está sendo elaborado um plano de trabalho para que o serviço seja executado em breve.“Junto com os nossos parceiros vamos realizar quatro etapas de trabalho: estudos técnicos, elaboração e apresentação do projeto, apreciação da comunidade local e, por fim, a execução”, disse.

Uma das responsáveis pela ONG Lagoa Viva, afirmou que essa iniciativa é de grande relevância para o município como um todo. “Devemos nos orgulhar. É um dia histórico e de grande valor para nós, moradores, e para todos pedroleopoldenses”, disse Conceição Lima.

As pessoas que praticam a pesca na lagoa vão poder continuar frequentando o local, em espaços pré-determinados, enquanto o trabalho acontece: “É importante dizer que o local não está sendo restrito, mas neste momento estamos empenhados em melhorá-lo. É necessário o apoio da comunidade para que em breve a lagoa esteja revitalizada, limpa e mais bonita para os moradores da região e visitantes”, destacou a Prefeita Eloísa Helena.

A iniciativa da Prefeitura tem o apoio da ONG Lagoa Viva, Copasa, Projeto Manoelzão e do Instituto de Geociências da UFMG.