Pedro Leopoldo tem seu primeiro documento referencial da educação

A criação do referencial curricular é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo em parceria com a FPL e se trata de um grande passo para promover as melhores práticas do ensino no município

Na manhã desta terça-feira, 10, o Projeto Re[pensar] Novos Caminhos para Educação, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo em parceria com a FPL Educacional – Fundação Pedro Leopoldo, cumpriu uma importante etapa: a entrega do Referencial Curricular de Pedro Leopoldo (RCPL). O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença do Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, da Secretária Municipal da Educação, Denise Botelho, do Diretor-Geral da FPL, Carlos Portela e de representantes da rede municipal de ensino, entre diretores, vice-diretores, coordenadoras e pedagogas.

O RCPL é um marco para a educação da cidade, pois contempla as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e direcionará o trabalho da educação no município. Diretores e coordenadores das instituições municipais receberam das mãos do Prefeito Cristiano Marião o documento. “A entrega do RCPL é um avanço para o município e, com certeza, contribuirá para o futuro do ensino de Pedro Leopoldo, promovendo as melhores práticas de ensino”, avaliou o Prefeito Marião.

O documento constituído por mais de 500 páginas foi construído de forma coletiva e dialogada e aponta os novos caminhos da Rede Municipal de Educação baseado na Base Nacional Comum Curricular. “Este referencial curricular representa um avanço no fortalecimento da concepção de que os currículos possuem especificidades que precisam ser respeitadas e adequadas às diversidades”, disse Denise Botelho, Secretária de Educação de Pedro Leopoldo.
O documento tem como objetivo a orientação e elaboração de planos e ações educacionais no município, permitindo que novas formas sejam implementadas em uma educação inclusiva, igualitária e democrática, provenientes da prática de cada professor e de cada instituição para que sejam incorporadas ao cotidiano educacional.

A coordenadora do projeto, Ilza Gualberto, destaca a importância de todos os agentes educacionais na construção do RCPL. “A cidade de Pedro Leopoldo é pioneira na construção de um documento tão democrático, pluralista e que facilitará o dia a dia dos profissionais da educação. Estou muito feliz com a entrega desse trabalho, pois ele resulta do grande esforço coletivo que vem sendo realizado desde fevereiro por todos os envolvidos na iniciativa”, analisou.

Cerca de 600 profissionais da Rede Municipal de Educação de Pedro Leopoldo estão sendo capacitados durante o ano de 2019.