Programa Bolsa Atleta é aprovado

Em votação na Câmara de Pedro Leopoldo, vereadores aprovaram projeto do Executivo que apoia financeiramente os atletas amadores residentes na cidade. A iniciativa é pioneira no município e trará diversos benefícios para o esporte

Foi aprovado nesta segunda-feira, 09, na Câmara de Pedro Leopoldo, o Projeto de Lei que institui o Programa Bolsa Atleta no município. A iniciativa busca apoiar os esportistas amadores que moram na cidade com incentivos em dinheiro fixados no valor mínimo de R$ 100 (cem reais) e no valor máximo de R$ 500 (quinhentos reais), que poderão ser pagos mensalmente ou eventualmente, dependendo da natureza do projeto apresentado pelo atleta. De acordo com o Coordenador de Esportes, Danny Lopes, o benefício surge como um estímulo à prática esportiva, além de garantir a participação de atletas pedroleopoldenses em competições importantes. “Muitos jovens sonham em disputar grandes torneios ou campeonatos, independentemente da modalidade, mas não conseguem custear uma viagem ou pagar uma inscrição. A Prefeitura vai garantir a estes atletas a chance de representar a cidade e, quem sabe, colocá-la no lugar mais alto do pódio”, planeja Danny.
Para o Prefeito Cristiano Marião, a aprovação do projeto trará resultados extremamente positivos para os esportistas e a para a cidade como um todo. “Investir em esporte é investir no futuro das nossas crianças e jovens. A prática esportiva traz benefícios incalculáveis, sobretudo para a saúde, interação social, autoestima e para incentivar as pessoas a seguirem o caminho do bem. É uma satisfação imensa ver este projeto aprovado”, comemorou o Prefeito Marião.

Quem pode participar
O Bolsa Atleta será voltado para esportistas com idade a partir de quatro anos, independentemente da modalidade. Para ter direito a participar do programa, o esportista tem que ser nascido em Pedro Leopoldo ou residir no município há no mínimo dois anos, estar em plena atividade esportiva, ter renda insuficiente para custear a modalidade, além de comprovar a participação regular em competições esportivas oficiais. Menores de idade deverão apresentar matrícula e frequência escolar e autorização de pais ou responsáveis.
A gestão do benefício será feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo que apresentará um edital de chamamento público com auxílio do Conselho Municipal de Esportes. É previsto o investimento de 30 mil reais já no primeiro ano de execução do projeto. A proposta segue agora para a sanção do prefeito.