Prefeitura intensifica fiscalização após adoção de isolamento intermitente

Um novo grupo de comércios voltou a funcionar nesta segunda-feira (4) em Pedro Leopoldo. Neste primeiro dia do modelo intermitente de abertura, em que os estabelecimentos vão ficar abertos por três semanas, até ‪24 de maio‬, e fecham entre 25 e ‪31 de maio‬ para avaliação dos resultados, a prefeitura intensificou a fiscalização das medidas de prevenção contra o coronavírus. Guarda Civil Municipal, fiscais de postura da Secretaria de Planejamento Urbano, representantes da Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo e Polícia Militar estiveram em inúmeros comércios da cidade fazendo a fiscalização e fazendo um trabalho de orientação sobre as regras para o funcionamento. “Hoje a ação foi mais educativa. Reforçando sempre que a flexibilização é dos comércios e não da segurança das pessoas”, destacou o Secretário de Planejamento Urbano, Juliano Fagundes.

De acordo com o novo decreto municipal, o primeiro grupo de comércios não essenciais autorizados a abrir as lojas esta semana devem adotar diversos cuidados para garantir a segurança de clientes e funcionários, como controle do fluxo de pessoas, distanciamento mínimo de dois metros e disponibilização de álcool em gel. Para que as determinações sejam cumpridas o município intensificou a fiscalização e garante que, se a estratégia não funcionar, medidas mais duras de prevenção ao coronavírus podem ser implantadas na cidade. “o isolamento intermitente pode ser revogado caso as medidas não funcionem e impactem os serviços de saúde. Esse modelo foi adotado considerando alguns dados da Organização Mundial de Saúde e a situação atual do município e do Estado. Foi feita uma classificação de risco e esta liberação será monitorada com indicadores sanitários não só do município, mas regionais”, explicou o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões.

O objetivo é atuar em benefícios da saúde e da economia, diminuindo os impactos da pandemia no município, com total responsabilidade. “Esse modelo vai permitir que a gente, na quarta semana, pare para fazer uma avaliação dos indicadores. Se não funcionar, se os comércios e a população não colaborarem, podemos retroceder e aplicar medidas ainda mais enérgicas”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

Até esta segunda-feira, 04, Pedro Leopoldo tem um caso confirmado de coronavírus e um óbito suspeito em investigação. Há ainda 238 casos suspeitos da doença na cidade.