Educadores dos Cemais de Pedro Leopoldo são capacitados em curso de primeiros socorros

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta terça-feira, 24, um curso de capacitação e treinamento de primeiros socorros para as coordenadoras, professoras e monitoras dos Centros Municipais de Atenção à Infância de Pedro Leopoldo, os CEMAI’s. A capacitação ocorreu no Centro de Apoio à Inclusão – CEAI e contou com a participação de cerca de 50 funcionários.

O curso foi ministrado pelo Enfermeiro Emergencista, Alexsandro Marcos de Brito, e teve como objetivo principal habilitar os servidores municipais para qualquer tipo de situação que venha ocorrer dentro das instituições e que coloque em risco a vida dos frequentadores. Segundo o profissional da saúde, o curso de primeiros socorros se torna essencial uma vez que pode salvar vidas antes de um atendimento médico profissional. “Uma equipe bem preparada e com conhecimentos de primeiros socorros pode contribuir enormemente para minimizar os riscos de um acometimento súbito em uma criança ou adolescente. O atendimento de primeiros socorros tenta contribuir para que não ocorra o agravamento da lesão ou do acometimento que estiver ocorrendo com algum individuo, principalmente quando se trata de parada cardiorrespiratória, intoxicações, quedas, fraturas e crises convulsivas. Todos esses acometimentos podem piorar o prognóstico do paciente. Se você tem uma equipe bem preparada e com conhecimento, você minimiza estes riscos”, destacou.

Segundo a Chefe de Divisão de Ensino de Pedro Leopoldo, Lúcia Helena Marques, optou-se por iniciar com as creches, mas a capacitação será estendida a toda rede municipal. “Nós iremos montar uma grade e realizar o atendimento de toda a nossa rede. Quando fechamos a parceria com a Secretaria de Saúde achei primordial que nossas creches fossem atendidas primeiro, pelo fato das servidoras lidarem diariamente com as crianças de menor faixa etária”, explicou.

De acordo com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, a previsão para que todas as escolas sejam atendidas é até o fim do primeiro semestre de 2020.