Prefeitura investe em prevenção para período de chuvas

Pensando em garantir a segurança e prevenir riscos de inundações e alagamentos no Município de Pedro Leopoldo, governo municipal determinou a intensificação dos trabalhos de limpeza de bueiros na cidade. Operação tapa-buraco também está sendo intensificada em toda cidade

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Obras, tem colocado em prática algumas ações para garantir a segurança da população durante o período de chuvas que está por vir. Há alguns meses a atual gestão solucionou um sério problema de alagamentos que acontecia há mais de 20 anos no Bairro Dona Júlia. Além de promover a limpeza das bocas de lobo e realizar as obras necessárias para possibilitar a drenagem da água na Avenida Rômulo Joviano, uma nova manilha foi instalada no local.

Agora a Secretaria de Obras está intensificando os serviços de limpeza, capina e recapeamento de ruas, seguindo um cronograma da pasta, de acordo com as prioridades detectadas. De acordo com a Divisão de Obras e Serviços Públicos, o trabalho para melhorar as condições de tráfego nas ruas da cidade às vésperas do período chuvoso teve início no último dia 16, com uma equipe que irá atuar na região central, Av. Levi Teixeira e vias de maior fluxo. Esta semana o ‘tapa-buracos’ foi realizado nas Av. Heitor Cláudio de Sales e Magno Claret e nas principais ruas do Bairro Lagoa de Santo Antônio, na Região Norte, além da Rua Ladislau Paulino e Estrada de Fidalgo. “A periodicidade da operação tapa-buraco é diária, a não ser que haja algum imprevisto, como manutenção no equipamento, etc. Caso ocorra tudo como o planejado o tapa buraco estará acontecendo todos os dias, até que seja concluída toda a relação de ruas vistoriadas. Mas a intensificação do trabalho começou pela região central por ser o local que demanda mais neste sentido, por ser onde se encontra o maior fluxo de automóveis do município. A tendência dos buracos é aumentar com as chuvas, por isso este reforço prévio”, explicou Dioalmir Miranda, Gerente de Obras Públicas.

De acordo com Dioalmir, a relação de ruas segue as necessidades mais urgentes, de acordo com a vistoria da Secretaria de Obras e posterior mapeamento de ações da pasta. “Mas a relação de ruas destes últimos dias é apenas inicial, para já começarmos o serviço. Na próxima semana estaremos vistoriando outras ruas da cidade, para que possamos fazer nova relação e dar continuidade ao processo. Mas reforço que a operação tapa-buracos é sempre realizada de acordo com a demanda. Rodamos todos os bairros da cidade e de acordo com o que encontramos, realizamos o reparo”, concluiu o Gerente de Obras.

Dando seguimento às medidas para prevenir alagamentos, a Secretaria está reforçando também a limpeza em bueiros da Região Centro Sul e posteriormente o trabalho será intensificado também na Região Norte.