Administração cobra da Copasa soluções emergenciais para a falta de água em PL

Diante das inúmeras reclamações dos moradores de Pedro Leopoldo sobre constantes faltas de água na cidade, o Prefeito Cristiano Marião solicitou uma reunião de urgência em seu gabinete com representantes da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Na ocasião, além do Prefeito, estiverem presentes vereadores e outros representantes do executivo.

A pauta da reunião coordenada por Marião girou em torno do desabastecimento em alguns bairros da cidade e de serviços mal concluídos pela empresa nas ruas do município. Na ocasião, o prefeito solicitou medidas urgentes para resolver ambos os problemas. “Nós até temos na secretaria de obras um levantamento sobre estes trabalhos que a Copasa faz nas ruas e que quando acabam deixam deformidades de todo tipo no asfalto. Queremos uma melhora neste sentido, mas, neste momento, queremos urgentemente uma solução para a falta de água na cidade. Isso não pode acontecer mais. Pessoas com crianças, idosos, enfermos em casa, sem água pra tomar banho, para fazer comida, pra nada. É um absurdo e vamos fazer de tudo para que a Companhia conserte o que está acarretando isso. A conta é alta e não faz sentido os moradores sofrerem com isto”, disse o Prefeito no início da reunião.

Os vereadores presentes elogiaram a postura e agilidade do Prefeito em convocar a reunião para solucionar o problema e destacaram a importância da união dos poderes em prol da comunidade. Os membros do Legislativo ainda fizeram coro ao pedido do Chefe do Executivo, reforçando a necessidade dos comunicados por parte da Companhia em situação de desabastecimento programado e a importância da celeridade para resolver os problemas na cidade.

Tiago Miranda, Engenheiro de Produção da Copasa, e Wagner Barbosa, Encarregado Geral da empresa, concordaram que existem correções há serem feitas no que diz respeito à comunicação de reparos junto aos moradores. Já sobre a falta de água, os representantes da Companhia apontaram vários pontos que comprometem o serviço. “Quando a situação é emergencial, como algum rompimento de rede, por exemplo, não é possível o comunicado prévio, obviamente. Mas em reparos programados temos que melhorar sim nossa comunicação com os clientes. Sobre a falta de água, quando há uma paralisação de rede, dependendo do ponto, há mais ou menos consequência. Pedro Leopoldo está na ponta de um sistema integrado, então, quando paralisa a rede lá na frente pra manutenção, a cidade é abastecida por último. Além disto, o alto consumo prejudica o reabastecimento quando há um reparo. Quando religamos a rede, primeiro enche o sistema, depois as partes baixas, depois as partes altas. Quando há um grande consumo embaixo, a água tem muita dificuldade de chegar em cima. E este consumo aumenta nesta época de calor, como fez na última semana, e isso ajudou a tornar moroso o retorno da água. É por isso que bairros como Teotônio Batista de Freitas, Santo Antônio e Andyara, sofrem mais com este problema de falta de água”, explicou Tiago Miranda

Outro problema sério que compromete o serviço da Copasa, segundo os representes da empresa, são as ligações clandestinas. “Em alguns bairros de Pedro Leopoldo, podemos dizer que mais de 50% da água é ‘gato’ e isso, além de prejudicar o nosso cálculo para controle de reabastecimenento, gera um desperdício de água tão grande que poderia eventualmente alimentar toda a cidade”, destacou Wagner Barbosa.

Os representantes da Copasa ainda solicitaram que os moradores acionem a Companhia diante de qualquer suspeita de cobrança acima da média. “Se acharem que a conta aumentou sem motivo, peçam na agência um recálculo. Não queremos que nenhum cliente seja lesado. Pelo contrário. De nossa parte queremos resolver todos os problemas e por isso é importante estarmos próximo do Executivo e do Legislativo. Este elo é muito importante e vamos correr atrás de resolver todas estas questões”, garantiram Tiago e Wagner.

O Prefeito Marião pediu ao engenheiro e ao encarregado da Copasa que as medidas para reparo sejam feitas em caráter de urgência. “Esperamos que os pontos apontados por nós nesta reunião sejam resolvidos o quanto antes. Não vamos aceitar mais que a população sofra com a falta de água. Continuaremos monitorando esta situação e vamos cobrar até uma completa solução”, concluiu o Prefeito Marião.