Alimentação das escolas de Pedro Leopoldo recebe elogios de profissionais da área e de pais de alunos

No último mês a merenda escolar oferecida pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo foi avaliada como uma das melhores de todo o estado de Minas Gerais, segundo avaliação do Governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Para chegar ao veredito, a equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou uma intensa inspeção e fiscalização em todo o material oferecido pelo Município às instituições escolares, além de visitas in loco e análise de processos licitatórios e documentos fiscais e técnicos da área de nutrição. Agora o programa de alimentação escolar do Município de Pedro Leopoldo será utilizado como modelo para outros municípios de Minas Gerais.

De acordo com Kamila Bianca da Costa, nutricionista da Prefeitura de Pedro Leopoldo o cardápio da alimentação escolar é elaborado por nutricionistas e aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar – CAE, amparado por resoluções e legislação específicas. “Nossa preparação compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitam a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”, explicou a Nutricionista do Município.

Para garantir uma boa alimentação e ao mesmo tempo valorizar o produtor local, a Prefeitura adquire os gêneros alimentícios do cardápio atual das escolas municipais dos agricultores locais, possibilitando maior variedade de gêneros alimentícios entre frutas, legumes, verduras e folhosos. “Nosso cardápio conta com uma boa variedade de frutas e verduras, como maçã, banana, mamão, laranja e limão e ainda temos as novidades: brócolis, couve flor e acelga, criando situações para que não ocorra monotonia alimentar. Trabalhamos em conjunto com as auxiliares que desenvolvem um trabalho ímpar nas cozinhas das instituições, levando todo o conhecimento adquirido em nossos cursos, capacitações e inspeções para melhor atender os alunos”, reforçou Kamila Costa.

Reconhecimento

Para a auxiliar de escola Viviane Martins o processo cria um ciclo que promove saúde para as crianças e traz alegria para quem oferece e para quem recebe a merenda. “A cozinha é o coração de uma escola e aqui todos demonstram grande satisfação com o produto final. A gente observa a alegria das crianças e isso nos motiva a continuar esse trabalho com todo amor e carinho. Oferecemos os alimentos de forma lúdica, incentivamos a percepção sensorial, a mastigação, o experimentar o novo. Alguns alunos acabam provando alimentos que nunca provaram por não conhecerem ou por conta da condição financeira. Nós trabalhamos com diversas camadas sociais, crianças carentes que às vezes não tem a oportunidade de ter uma fruta em casa, algumas que chegam na escola sem ter se alimentado direito em casa e, muitas das vezes, alguns em que a merenda da escola é a única refeição daquele dia. Isso tudo é muito importante pra todos e nos motiva a cada dia. Estamos felizes porque trabalhamos felizes e fazemos as crianças felizes!”, disse a auxiliar de escola.

Rafael e Rafaela estudam em escola pública de Pedro Leopoldo e a mãe Vanessa Moura só tem elogios para a merenda que os filhos recebem. “A alimentação tem sido muito boa, minha menina não merendava, agora merenda todo dia e ainda chega em casa falando o quanto a merenda estava saborosa. Sem contar na ótima qualidade e variedade. Só tenho a elogiar e agradecer aos responsáveis”, disse.

Francisca Moura também tem dois filhos em escola municipal de Pedro Leopoldo e segundo ela, a merenda é mesmo um modelo a ser seguido. “A Thalita e o Kaiky amam a merenda, que na verdade eu chamo de almoço, de tão farta. Nós mães temos acesso ao cardápio, o que é muito bom. A higienização é ótima, é tudo muito bem feito e a cada dia é uma merenda diferente. Confesso que até eu já tive vontade de comer aqui!”, disse a mãe.

As escolas de Pedro Leopoldo que atendem em meio turno oferecem a refeição tradicional durante o intervalo (recreio) e as escolas em tempo integral e os Cemai’s (creches) oferecem quatro refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.