Região Carste é tema de Seminário em Pedro Leopoldo

Inscrições gratuitas para assistir a palestras e mesas-redondas nos dias 11 e 12 de setembro

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário Carste em Pedro Leopoldo (MG) – Patrimônio ambiental: dialogar, conhecer e preservar. O evento reunirá renomados profissionais nos dias 11 e 12 de setembro, das 8h30 às 17h30, no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (antigo Lanagro), para abordar as características da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa. Serão realizadas rodadas de apresentações seguidas por mesa-redonda. A participação é gratuita, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo site Sympla.

O seminário é uma realização do Comitê de Ação Participativa (CAP), da LafargeHolcim e da ONG Lagoa Viva, em parceria com o ICMBio e APA Carste Lagoa Santa. Das 350 vagas, 150 estão reservadas para os alunos do 3.⁰ ano do Ensino Médio de seis escolas da rede pública e particular de Pedro Leopoldo. Representantes de municípios que fazem parte da APA Carste e região também participam do evento.

“É uma oportunidade de aproximação com outros atores da área ambiental e com a população, além de capacitar nossa própria equipe, com um corpo de palestrantes altamente qualificado”, aponta o gerente de Meio Ambiente da LafargeHolcim Brasil, Bruno Hallak.

Gerente da unidade da LafargeHolcim em Pedro Leopoldo, Alexandre Ruas destacou a importância de se conhecer melhor o patrimônio ambiental e histórico da região. “Com o Seminário, vamos contribuir ainda mais para a preservação do meio ambiente, dar visibilidade ao grande potencial turístico da região, por conta dos sítios arqueológicos. Será uma oportunidade ímpar de aprendizado, com palestrantes de gabarito nacional”, ressaltou o gerente.

Em 2017, o CAP realizou uma pesquisa em Pedro Leopoldo, e verificou que a maioria dos entrevistados demonstraram interesse na temática ambiental (rios, matas, animais e coleta seletiva). “O seminário vai informar a população sobre nossa região cárstica e incentivará mais pessoas a atuar em defesa do meio ambiente”, observou Viviane Schaberle Toledo, membro do CAP.

O Seminário conta com o apoio do Instituto LafargeHolcim, do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, CBH Rio das Velhas, Subcomitês Ribeirão da Mata e Carste, Prefeitura de Pedro Leopoldo e Câmara de Pedro Leopoldo.

Sobre o Comitê de Ação Participativa (CAP)

O Comitê de Ação Participativa (CAP) é fomentado pela LafargeHolcim e pelo Instituto LafargeHolcim desde 2015. O grupo busca promover o desenvolvimento da comunidade por meio da construção coletiva e participativa de estratégias e ações, com foco em Juventude, Meio Ambiente e Intersetorialidade (integração entre público, privado e sociedade). O CAP é composto por 15 lideranças da comunidade, que fazem trabalho voluntário.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SEMINÁRIO CARSTE EM PEDRO LEOPOLDO

11/09 (Quarta-feira)

MANHÃ

08h30 às 09h – Credenciamento e Boas-vindas