Consórcio Intermunicipal entrega trailer Castra-Móvel que irá atender Pedro Leopoldo

O veículo veterinário vai realizar atendimentos para o controle populacional de cães e gatos, atendendo Pedro Leopoldo e outros municípios da região

Na manhã desta terça-feira, 18, prefeitos da região estiveram em Matozinhos onde participaram da solenidade de entrega do Trailer Castra-Móvel e da Assinatura do Termo de Cessão de Uso, entre a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA II e o Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário – CISREC. O Consórcio será responsável pela gestão compartilhada do equipamento entre os municípios contemplados que são: Pedro Leopoldo, Capim Branco, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Santana do Riacho, São José da Lapa, Vespasiano e Matozinhos, cidade sede do Consórcio.

O trailer veterinário é equipado para realizar castrações cirúrgicas para o controle de natalidade de animais domiciliados e semi-domiciliados (de rua, mas que possuem responsável para acompanhar o pós-cirúrgico) e seu uso estará liberado após processo licitatório dos serviços. Além do controle populacional, o Castra-Móvel visa também o controle de doenças como, por exemplo, a leishimaniose. “Esta é uma política que o município está organizando e dentro desta parceria com o Cisrec vamos ter a castração e chipagem como sendo um dos principais focos desta política ambiental. O município de Pedro Leopoldo vai ganhar muito no controle dos seus animais e, principalmente, de doenças que podem provocar problemas de saúde pública”, destacou o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões.

De acordo com o Presidente do Cisrec e Prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, o espírito de união dos prefeitos foi essencial para a concretização deste projeto. “Sem esta união isto não seria possível. O conjunto está caminhando numa direção que busca qualidade, economicidade e resultados práticos nas ações do Consórcio. O caminho é esse. Parabenizo a todos os prefeitos pelo belo exemplo que estão dando com esta iniciativa”, disse.

O prefeito Cristiano Marião esteve presente à solenidade e se disse muito satisfeito em poder contribuir com a realização desse projeto que é uma demanda antiga dos moradores de Pedro Leopoldo. “O Castra-Móvel vem sendo demandando pela comunidade há muito tempo e felizmente agora é uma realidade. É uma iniciativa muito importante e será uma política contínua visando o controle populacional de cães e gatos, para que não tenhamos problemas como temos tido, de um crescimento desordenado de animais de rua na cidade. É um grande passo. Espero que as pessoas possam se conscientizar da importância de castrar e cuidar de seus animais e, sobretudo, do quanto o abandono é algo cruel”, reforçou o prefeito.

A iniciativa é uma parceria do CISREC e Ministério Público de Minas Gerais, através da assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC).