Garantias de direitos da 1ª infância são tema da Semana do Bebê que começa na próxima semana

Evento promovido pela Prefeitura de Pedro Leopoldo, Comitê de Desenvolvimento Comunitário e Intercement tem como foco o desenvolvimento infantil saudável a partir de investimentos em políticas públicas

Colocar a primeira infância no centro da atenção das comunidades e do poder público é o objetivo da Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social que fomenta os debates sobre o desenvolvimento infantil saudável a partir de investimentos em políticas públicas.  Em Pedro Leopoldo o evento acontece de 12 a 18 de maio e irá tratar dos cuidados com o desenvolvimento dos bebês desde a gestação, avaliando indicadores sociais, defendendo os direitos das gestantes e crianças, orientando e prestando assistência às famílias. Durante a programação será promovida uma série de atividades voltadas para crianças de 0 a 6 anos em todo o município, incluindo palestras, bate-papos com as mães, distribuição de brindes, piquenique, pintura facial, contação de história, cinema, teatro, oficinas e outras ações.

A Semana do Bebê acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Comitê de Desenvolvimento Comunitário e o Instituto Intercement, além do apoio da Escola de Ingês, 4You2 em 2019. O projeto visa a garantia dos direitos dos bebês e das crianças e o desenvolvimento motor, físico e cognitivo, que ocorre de forma mais intensa até o sexto ano de vida. “Ao investir na primeira infância estamos assegurando às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade e diminuindo as desigualdades. Mas isto não é tarefa apenas do poder público, mas de toda a sociedade. E é exatamente a união de diversos atores da sociedade que garante o sucesso da Semana do Bebê”, destacou o prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

Participam do evento profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Equipes de Saúde da Família, Clínica da Mulher e da Criança/Escola da Gestante), Maternidade Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, Secretaria Municipal de Educação (CEMAIs), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Conselho Tutelar, CRAS, CREAS), Fundação José Hilário de Souza e APAE. A expectativa é que os setes dias de atividades despertem a sociedade e o poder público, mobilizando-os para as agendas relacionadas à primeira infância.

Entre os principais objetivos da Semana do Bebê estão a garantia do desenvolvimento saudável e o direito à vida, o incentivo à alimentação saudável de gestantes e bebês, a promoção de formação e a qualificação de profissionais, fortalecimento de vínculos familiares, incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses e influência para a criação de políticas públicas sobre o tema.

Programação

O evento começa no dia 12, domingo, com três celebrações religiosas: missa às 07 h na Paróquia Santo Antônio, Praça José dos Anjos, em Lagoa Santo Antônio; missa às 9h30 na Igreja Matriz, Praça Francisco Viana, Centro; e culto às 19 horas, na Av. Gil Antônio Pereira, no Bairro Felipe Cláudio de Sales. No dia 13, próxima segunda-feira, o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião, abre oficialmente a Semana do Bebê em Pedro Leopoldo, durante um seminário que acontece no Sinticomex, de 13 às 17 horas.

A programação segue com diversas atividades do dia 14 ao dia 17, nos CEMAI´s e Postos de Saúde da cidade. No dia 18 de maio, o encerramento será na Praça da Estação, com brinquedos, apresentação teatral da peça “Minions” e música com a cantora Danielle Gabrich.

Programação

12/05/2019- Missa às 07:00 (Paróquia Santo Antônio, Praça José dos Anjos, Lagoa Santo Antônio)

12/05/2019- Missa ás 09:30 (Matriz, Praça Francisco Viana, 26 – Centro, Pedro Leopoldo as 09:30)

12/05/2019- Culto às 19 horas (Av. Gil Antônio Pereira, 101-Bairro Felipe Cláudio Sales

13/05/2019 Seminário Sinticomex de 13 ás 17 horas

14 a 17/05/2019 – Atividades nos CEMAI´s e Postos de Saúde

18/05/2019- Encerramento na Praça da Estação com música com Danielle Gabrich, Teatro Minions, Brinquedos.